O que é discriminação de exemplo?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. Pode ser empregado em sentido negativo, com a conotação de preconceito, como no exemplo a seguir: — Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra indígena, contra branco.

Discriminação direta e indireta – Qual é a diferença?

  • Discriminação de gênero.
  • Discriminação por gravidez.
  • Discriminação etária.
  • Discriminação por orientação sexual.
  • Discriminação por deficiência.
  • Discriminação por raça e motivos relacionados.

Um exemplo de uma discriminação de estímulo é uma piada que poderia ser contada com o resultado de risos entre um grupo de amigos, mas a mesma piada pode ter críticas se ela é contada em um ambiente como uma igreja.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Etimologicamente, a palavra “discriminação” está associada à ideia de fazer distinção com base em etnia, raça, gênero, idade, nacionalidade, orientação sexual, condição social, religião ou, ainda, em razão de deficiência.

Enquanto o preconceito está na ordem do pensamento, a discriminação está na ordem da ação. Portanto, a discriminação remete a um comportamento que expressa o preconceito.

Quando alguém é excluído, segregado ou ridicularizado em razão do seu peso, cor da pele, condição física, deficiência, lugar de origem, religião, opinião política, entre outros fatores particulares que não devem sobrepor jamais o respeito e a competência no desenvolvimento e participação em tarefas.

O que é um estímulo discriminativo na psicologia. A discriminação é um termo usado na vertente comportamental que está ligado à capacidade distinguir entre um estímulo e outros estímulos similares, para que o indivíduo responda só a determinados estímulos, e não aos similares.

Por meio de diversos estudos, entende-se que em discriminação condicional um comportamento é consequenciado, por meio de procedimentos de modelagem e treino de reforço diferencial, na presença de um dado estímulo, que o evoca.

Partindo desses princípios dizemos que o controle discriminativo de estímulos foi estabelecido quando um determinado comportamento tem alta probabilidade de ocorrer na presença do Sd e baixa probabilidade de ocorrer na presença do S.

Um exemplo de discriminação de primeiro grau é o processo de barganha entre um produtor e um comprador. Neste processo, o produtor vai reduzindo o seu preço pouco a pouco até chegar no primeiro preço que o consumidor esteja disposto a pagar, que será o preço máximo.

A discriminação e intolerância na escola está relacionada ao preconceito e desenvolve-se a partir do momento em que, após pautar-se em ideias pré-concebidas na mente, acredita-se cegamente que estas definem o outro.

A principal causa de racismo nos dias atuais ainda se baseia na cultura de que algumas pessoas devem ser subservientes a outras, resquício, por exemplo, da época da escravidão.

A discriminação no trabalho é toda e qualquer atitude direcionada a uma pessoa com intuito de a diminuir, ridicularizar ou humilhar dentro do ambiente de trabalho.

sua opinião é desprezada e alvo de deboche em reuniões; há muita conversa paralela criticando algum funcionário específico e, até mesmo, o surgimento de fofocas; quando há trabalho em grupo, surgem diversos conflitos em torno de uma mesma pessoa; o colaborador é constantemente excluído das conversas do time.