Qual a diferença entre preconceito é preconceito?

Perguntado por: nlessa8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Preconceito é ter ideias negativas ou estereotipadas sobre um grupo de pessoas. Discriminação é agir de maneira injusta ou desigual contra esse grupo por causa dessas ideias.

Segundo o atual acordo ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo pré- é tônico e autônomo da segunda palavra. Não é utilizado quando o prefixo pre- é átono e não é autônomo da segunda palavra, sendo esse o caso de preconceito. Assim, preconceito deverá ser escrito sem hífen, de forma junta.

O preconceito é uma opinião pré-concebida, e a discriminação é uma atitude, uma ação prática, um comportamento. Logo, as pessoas que possuem preconceitos podem discriminar. A discriminação se manifesta através de ações e comportamentos que estão negativos, ou injustos, ou ambos ao mesmo tempo.

1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.

1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão. Exemplo: Seu discurso demonstra o seu preconceito racial.

Conforme descrito no Relatório Mundial sobre Idadismo, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etarismo se refere a “estereótipos (como pensamos), preconceitos (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) direcionadas às pessoas com base na idade que têm”.

Há diversos exemplos de preconceito que incluem: machismo (crença na maior capacidade dos homens em detrimento das mulheres), capacitismo (crença de que pessoas com deficiência não são capazes ou são inaptas), racismo (crença de que pessoas de determinada raça são superiores em detrimento das demais), entre outros.

No ambiente escolar, aqueles que propagam a discriminação estão repletos destas ideias e acreditam ter o direito de menosprezar, diminuir, ridicularizar, excluir ou agir de forma tóxica contra o seu próximo.

A origem do preconceito está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um determinado grupo social. O preconceito parte de uma visão de mundo pouco elaborada, repleta de ideias e certezas que não sobrevivem a um mínimo de reflexão ou exame crítico.

O preconceito existe desde a idade medieval, onde viviam os bárbaros, como estes não eram de origem grega ou romana, eram escravizados e por isso não eram considerados humanos.

Dessa forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.

O preconceito é uma atribuição social de malignidade a determinados indivíduos e grupos, correspondente a uma categorização de classe social que, muitas vezes, veicula uma atitude política e étnica aversiva.

O contrário de preconceito é: 1 despreconceito. 2 tolerância, paciência, indulgência, condescendência, complacência, transigência, contemporização, temporização.