Qual a diferença de pano branco e vitiligo?

Perguntado por: oibrahim3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 2 votos

O vitiligo é uma doença genética e que se manifesta em razão de alterações emocionais. Por fim, a pitiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco, é causada por fungos e pessoas com a pele oleosa têm maior propensão a desenvolver esse tipo de problema.

Diferentemente das sardas brancas, o vitiligo pode ter manchas bem extensas em todo o corpo, inclusive no rosto. Dessa forma, as sardas brancas são pontuais e ficam espalhadas como pintinhas, enquanto o vitiligo pode se apresentar em espaços maiores.

A micose é a principal delas, porém essas manchas podem ocorrer como resultado de despigmentação ou perda de cor, como ocorre no vitiligo, podem ser causadas pelo sol, pele seca, dentre outros. Na maioria das vezes, não causam sintomas importantes e acabam sendo esquecidas.

Sinais e sintomas do pano branco
As manchas são normalmente pequenas, nem sempre perceptíveis, mas se forem múltiplas podem unir-se e formar uma ou mais manchas grandes na pele.

Em geral, os pacientes com vitiligo apresentam como sintoma apenas as manchas brancas na pele. Em alguns casos, pode haver sensibilidade e dor na área das lesões. O diagnóstico deve ser realizado por dermatologistas durante a consulta clínica.

No caso do vitiligo, é só observar o aparecimento das manchas brancas na pele. Portanto, esse é o principal sintoma do vitiligo: manchas esbranquiçadas na pele. O aparecimento é mais comum em áreas que são expostas ao sol, pois o bronzeamento destaca a área despigmentada, que tem a aparência mais pálida.

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.

Piebaldismo é uma alteração na pigmentação da pele bastante confundida com vitiligo, mas é importante entender a diferença entre as duas condições.

"O diagnóstico costuma ser clínico, apenas pelo exame visual das lesões, e não impõe dificuldades. No entanto, quando o indivíduo apresenta uma mancha localizada, podem ser necessários alguns exames laboratoriais para descartar a hipótese de micose ou de outras doenças dermatológicas que causam despigmentação.

São quatro tipos distintos de vitiligo generalizado: vulgar, misto, universal e acrofacial. O mais comum deles é o tipo vulgar, em que surgem manchas simétricas em diversas áreas do corpo. O tipo misto consiste em uma mistura dos tipos vulgar e segmentar.

Como o pano branco ocorre na pele? Como esses fungos habitam naturalmente na nossa pele, as manchas brancas se formam quando o corpo entra em contato com as condições favoráveis para o crescimento desses microrganismos. “Os motivos externos que facilitam a infecção são o calor e a umidade.

Para piorar, o suor impregnado nas roupas pode contribuir para o desenvolvimento do pano branco. – Os esportistas que ficam com a roupa suada e molhada por muito tempo, ou até sem trocar a roupa logo, podem desenvolver a micose.

Pitiríase Versicolor-(Pano Branco)
Os fatores externos que facilitam a infecção são o calor e a umidade. Existem também fatores do hospedeiro que a favorecem: a desnutrição, a sudorese excessiva e o uso de anticoncepcionais, de corticoides e/ou de imunossupressores.