Como acabar com mancha branca na pele?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 14 votos

Em geral, as manchas brancas somem sozinhas com o tempo, mas caso não desapareçam o especialista pode indicar:

  1. Hidratantes para aliviar ressecamento e descamação;
  2. Pomadas com corticóide para melhorar a inflamação e a coceira da pele, além de estimular a repigmentação;
  3. Fototerapia nos casos de muitas lesões na pele.

Batata. A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

Para clarear as manchas na pele e suavizar as linhas de expressão, você pode aplicar no rosto com cuidado a borra de café, pura ou misturada com outros ingredientes. Mel, soro fisiológico e óleos essenciais diluídos são boas opções.

O vitiligo é uma doença genética e que se manifesta em razão de alterações emocionais. Por fim, a pitiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco, é causada por fungos e pessoas com a pele oleosa têm maior propensão a desenvolver esse tipo de problema.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença. A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele.

Cetoconazol. O Cetoconazol é um medicamento amplamente utilizado por suas propriedades antimicóticas e antifúngicas, ou seja, é eficaz em infecções de pele causadas por fungos e leveduras. Age na eliminação dos agentes e na coceira provenientes das infecções.

Pomada ou creme: cetoconazol, clotrimazol ou terbinafina, por exemplo, que podem ser usados na região afetada até desaparecerem as lesões, o que poderá demorar cerca de 1 a 3 semanas, até mais. Comprimido ou cápsula: itraconazol, fluconazol ou cetoconazol.

O pano branco pode ser tratado, recorrendo-se a medicamentos de uso tópico (cremes, loções, sprays e xampus) ou oral (comprimidos) dependendo da extensão da infecção. O uso tópico é o tratamento mais comum na maioria dos casos.

O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

Para piorar, o suor impregnado nas roupas pode contribuir para o desenvolvimento do pano branco. – Os esportistas que ficam com a roupa suada e molhada por muito tempo, ou até sem trocar a roupa logo, podem desenvolver a micose.

Descubra como tratar
O tratamento geralmente dura de 7 a 21 dias e o processo de desaparecimento das manchas pode levar meses.

Outra dica fundamental: não se trate sem acompanhamento médico pois o pano branco pode parecer muitas outras doenças de pele como: vilitigo, hipomelanose macular progressiva e até sífilis.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

Embora geralmente não se pense no vitiligo como doença da infância, 50% dos casos se iniciam antes dos 20 anos de vida, e 25% antes dos 10 anos. Seu aparecimento pode ser precoce, com alguns relatos de casos com início nos primeiros seis meses de idade.

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.