O que fazer para aumentar a melanina no corpo?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nossa dica é priorizar, principalmente, alimentos ricos em vitamina A, mas alimentos ricos em vitamina C são igualmente valiosos. Inclua no prato também os grãos integrais, brócolis, cenoura, abacate e lentilha, que são fontes de vitaminas e cobre.

Outros fatores além da luz solar podem causar aumento de melanina em pontos ou placas (localizados) ou em áreas disseminadas da pele. Raramente, outras substâncias além da melanina causam o escurecimento da pele. Células especializadas chamadas melanócitos produzem o pigmento melanina.

Outro problema bastante conhecido é o albinismo, uma doença genética em que há ausência ou redução da produção da melanina. Essas pessoas, portanto, perdem sua proteção natural contra os raios ultravioleta, o que as torna mais vulneráveis a queimaduras e até mesmo ao desenvolvimento de câncer de pele.

Falando em vitaminas, existem vários alimentos que ajudam a criar melanina no corpo. A vitamina A se destaca, especialmente aquelas com betacaroteno como cenoura, espinafre, agrião, tomate e páprica vermelha.

Frutas e vegetais ricos em betacaroteno são auxiliam na produção de melanina no organismo. Muito se fala dos riscos à saúde da exposição solar, especialmente sem proteção e em horários em que os raios estão mais intensos. Ainda assim, há quem goste de pegar uma corzinha e não dispensa algumas horas no sol.

Para aumentar a melanina no cabelo, você deve incluir no prato boas doses de vitaminas e nutrientes capazes de deixá-los mais fortes, como vitaminas A, C e E. Outro elemento (e boa dica para quem quer saber como aumentar a melanina!) que merece entrar no seu cardápio é o cobre.

Seu tratamento consiste no controle das lesões através do uso contínuo do protetor solar, uso tópico de substâncias clareadoras (como a hidroquinona), peelings e aplicações de luzes e lasers. De acordo com a SBD, o protocolo contempla um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

Alimentos ricos em cobre - como frutos do mar e sementes - são superindicados por ajudarem na produção de pigmentação. Mas, além deles, também é indispensável consumir os que contam com ação antioxidante - frutas e verduras com Vitaminas A, C e E - por serem ricos em colágeno e ajudarem no combate aos radicais livres.

Assim, devido à ausência de produção de melanina, há o aparecimento de manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, rosto e cotovelos, podendo também, em alguns casos, haver descoloração de cabelo e pelo e alteração na sensibilidade do local.

Albinismo. O albinismo é um distúrbio genético que acontece quando a pessoa tem pouca ou nenhuma melanina no organismo. Normalmente, ela apresenta uma pele extremamente despigmentada, cabelos brancos e olhos azuis. “Também aumenta o risco de perda de visão e danos causados pela exposição ao sol”, completa Dr.

A dispersão dos grãos de melanina dentro dos melanócitos responde fortemente à exposição ao hormônio estimulante de melanócitos (MSH) e aos hormônios sexuais, promovendo alteração na coloração.

Uma das substâncias que tem sido associada à prevenção do cabelo branco é o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que ajuda a produzir e manter novas células em nosso corpo.

“Os indivíduos com o tom de pele mais escuro, graças à presença de maior quantidade do pigmento melanina no corpo, tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.