Qual a diferença de licença e com licença?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Um simples Licença é provavelmente equivalente. A expressão ganha mais ênfase com o ponto de interrogação (Com licença?), se aproximando do Dá licença.

Significado de Licença
substantivo feminino Permissão que autoriza alguém a fazer alguma coisa; consentimento, autorização, permissão. Documento em que se menciona a permissão concedida: mostre a licença ao guarda. Afastamento temporário do serviço concedido a funcionários ou empregados: pediu licença do trabalho.

1. Dar licença. 1. Permissão para fazer algo.

(ou desculpe!) é um `dito de cortesia´, quando se pratica alguma acção que incomoda ou possa incomodar outra pessoa que nos fica próximo (ex.: passagem inadiável entre duas pessoas que falam).

Signe: Com licença! Obrigada!

Quando usar em inglês. Usada para ter a atenção de alguém ou fazer uma pergunta de forma educada: Excuse me, can you tell me the way to the museum, please? Com licença, você pode me dizer qual é o caminho para o museu, por favor?

9 – O sinal de “Com licença”
Para ele basta apenas deixar as duas palmas abertas, a ponta dos seus dedos se tocando, e então fazer um movimento trazendo suas mãos para perto.

O trabalhador tem direito sempre que trabalhar com a carteira assinada e cumprir seus requisitos. A licença médica é concedida apenas quando o trabalhador apresenta o atestado ou laudo médico. Isso é necessário para comprovar suas questões de saúde.

As licenças são concessões que permitem a ausência do colaborador no trabalho por um período determinado. Elas estão pré-estabelecidas na legislação trabalhista e o não cumprimento delas pode trazer problemas na justiça. O art.

Autocarro = Ônibus. Autoclismo = Descarga. Ao pé do talho = Perto do açougue.

Até logo mais tornou-se sinônimo de até logo, cumprimento de despedida que se usa quando se espera rever proximamente o interlocutor; até mais tarde; até breve. Desde logo: desde aquele momento; logo, portanto. Logo que: no momento em que; assim que; mal.

Quem diz bom dia, boa tarde, boa noite não cai em erro insuportável. A verdade, porém, é que a maneira mais vernácula, mais portuguesa, mais genuína e até mais generosa é bons dias, boas tardes, boas noites.

A pessoa interessada deve apresentar ao DP um requerimento impresso em duas vias devidamente assinadas, informando o motivo e o tempo do afastamento. É preciso que tanto profissional quanto empregador assinem o documento. Com base nesse requerimento formal, a empresa pode ou não aceitar a solicitação.

com licença {interjeição}
con permiso {interj.}

Então, basicamente, você vai usar Excuse me pra uma desculpa mais leve, ou pra pedir licença, e o I am sorry pra alguma coisa mais séria.