Como pedir uma licença no trabalho?

Perguntado por: msilveira5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Para solicitar uma licença para cuidar de assuntos pessoais ou profissionais, o trabalhador deve redigir uma solicitação apresentando motivo e tempo de afastamento, e apresentá-la ao DP. O documento deve ser impresso em duas vias, ambas assinadas pelo profissional e pela empresa.

Como solicitar essa licença? A solicitação da licença não remunerada deve partir do empregado. Ele deve comunicar o gestor e o departamento pessoal da necessidade da sua ausência por um período de tempo, que costuma ser maior do que as férias, e justificar a motivação da licença.

A licença para tratar de interesses particulares é sem remuneração. O prazo de concessão da licença é de até (03) três anos, admitindo-se prorrogações, sendo que o tempo total de licenças não poderá ultrapassar (06) seis anos, considerando toda a vida funcional do servidor.

O trabalhador tem direito sempre que trabalhar com a carteira assinada e cumprir seus requisitos. A licença médica é concedida apenas quando o trabalhador apresenta o atestado ou laudo médico. Isso é necessário para comprovar suas questões de saúde.

Quem tem direito à licença remunerada? Todo trabalhador em regime da CLT tem direito às licenças remuneradas previstas na legislação. Portanto, é preciso identificar se o colaborador se encaixa em algum dos tipos de licenças apresentados pela lei.

Com Licença em Português Brasileiro
Me dê licença, por favor! Com licença! Dá licença! “Poderia me dar licença?” e “Me dê licença, por favor!” são usados principalmente em situações mais formais, em que você precisa ser educado ou não conhece as outras pessoas envolvidas na situação.

A licença remunerada corresponde ao afastamento do trabalhador de suas atividades no trabalho sem que isso afete o recebimento do salário. Nesses casos ele resguarda o direito ao recebimento da remuneração mesmo sem prestar serviços.

Existem alguns motivos que podem levar o profissional solicitar a licença não remunerada, mas, os temas mais comuns é em relação com cursos e programas de qualificações profissionais, como, por exemplo, intercâmbios,períodos acadêmicos para estudo de mestrados/doutorados.

Para requerer a Licença para Tratar de Assuntos Particulares, o servidor necessariamente deve ser estável no serviço público (i.e. ter sido aprovado em estágio probatório), obter a autorização da direção da unidade/órgão (TAEs) ou autorização do conselho diretor da unidade acadêmica registrada em ata (docentes).

E, felizmente, é possível sim pedir o afastamento do. trabalho por estresse. Para isso, porém, é necessário que o profissional seja. avaliado por um médico e apresente um atestado.