Como se escreve o nome licença?

Perguntado por: abelchior2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A forma correta de escrita da palavra é licença, com ç na última sílaba: li-cen-ça. A palavra licensa, com s, está errada. O substantivo feminino licença se refere a permissão ou autorização para fazer alguma coisa, ou seja, uma anuência, aprovação ou consentimento.

A forma correta de se escrever é “licença”, com “Ç”. “Licensa”, com “S”, não existe e está errada. O substantivo “licença” tem uso amplo, mas todos os seus significados remetem a uma forma de autorização, permissão, aprovação ou consentimento.

Autorização dada a alguém para fazer ou deixar de fazer alguma coisa; permissão. Modo educado de pedir permissão a alguém. Com sua licença, deixe-me passar.

Com Licença em Português Brasileiro
Me dê licença, por favor! Com licença! Dá licença! “Poderia me dar licença?” e “Me dê licença, por favor!” são usados principalmente em situações mais formais, em que você precisa ser educado ou não conhece as outras pessoas envolvidas na situação.

O Dá licença tende a ser mais enfático e é a opção mais provável quando se trata de fato de um pedido ou exigência ou quando é preciso chamar a atenção (pois é necessária uma ação da pessoa a quem se pede - por exemplo, desobstruir um caminho) ou mesmo com a intenção de repreender.

O substantivo feminino licença se refere a permissão ou autorização para fazer alguma coisa, ou seja, uma anuência, aprovação ou consentimento. Refere-se também a uma dispensa ou isenção do serviço ou de outra atividade.

A expressão “Com licença!” – como usar

  1. Para pedir permissão para entrar em um ambiente.
  2. Para pedir passagem (por exemplo, para sair do elevador).
  3. Para pedir permissão para falar com uma pessoa.
  4. Para interromper uma conversa.

(ou desculpe!) é um `dito de cortesia´, quando se pratica alguma acção que incomoda ou possa incomodar outra pessoa que nos fica próximo (ex.: passagem inadiável entre duas pessoas que falam).

Quando usar em inglês. Usada para ter a atenção de alguém ou fazer uma pergunta de forma educada: Excuse me, can you tell me the way to the museum, please? Com licença, você pode me dizer qual é o caminho para o museu, por favor?

As licenças são concessões que permitem a ausência do colaborador no trabalho por um período determinado. Elas estão pré-estabelecidas na legislação trabalhista e o não cumprimento delas pode trazer problemas na justiça. O art.

O trabalhador deverá dirigir o seu pedido, por escrito, ao empregador através de carta ou outro meio equivalente onde deverá mencionar as razões e a duração da licença pretendida. A resposta deve, de igual modo, ser dada por escrito.

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

Na prática, o colaborador deve fazer um requerimento para solicitar a licença não remunerada, informando o tempo e o motivo da ausência. Esse documento precisa ter duas vias impressas e devidamente assinadas, tanto pelo funcionário como pelo empregador.

Escreva com hífen: licença-maternidade, licença-paternidade, licença-prêmio. O plural pode ser feito só no primeiro elemento ou nos dois: licenças-maternidade ou licenças-maternidades, licenças-prêmio ou licenças-prêmios.