Está em licença ou está de licença?
Porém, ele ressalva que na gramática formal a maneira mais correta seria dizermos entrar em férias, por causa da regência do verbo estar. A explicação é essa: a preposição “em” costuma entrar na composição de adjuntos adverbiais que exprimem a ideia de “onde se sucede alguma coisa” ou “lugar onde se está”.
Está em licença ou está de licença
Por via das dúvidas, utilize sempre a expressão “em” nos e-mails e documentos escritos.
Quando escrever de ou em
Neste caso, ambas as expressões são consideradas como corretas: de férias ou em férias. Entretanto, há um aspecto a que devemos nos atentar: Se a palavra “férias” estiver acompanhada de um adjetivo, recomenda-se que utilizemos a preposição “em”.
Estou em ou de
Gramaticalmente, o adequado seria dizermos “estou em férias”, como é pedido pela regência do verbo estar; no entanto, a forma popular “estou de férias” é a mais difundida e não cabe aqui tacharmos de erro e, sim, de português não padrão.
Estou em férias é correto
Na locução de férias, o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado. Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair: Estou de férias desde ontem. Entrei de férias ontem.
Como se escreve com licença em
Com licença é uma expressão muito usada para pedir uma permissão, que pode ser para passar, entrar, sair, falar,... É um gesto cortês, que demonstra educação. Exemplos de com licença: Com licença, por favor.
Estão em greve ou de greve
A expressão correta é estar/entrar EM GREVE. Isso porque a preposição "em" expressa a ideia de permanência em determinado estado. Ex: Os bancários entraram em (estado de) greve. Já a preposição "de" indica relação de possessividade, especificidade ou origem.
Quando se utiliza em
1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.
Quando falamos em ou de
Qual a diferença, de sentido, entre as frases «falar em» e «falar de»? Significam a mesma coisa? Falar em e falar de significam o mesmo: falar de / em alguma pessoa ou coisa. Em certas situações, porém, falar de pode significar menosprezar, desdenhar.
Onde ou em que quando usar
Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.” “Nova Zelândia é o país onde se adotaa melhor política de prevenção contra a Covid-19.”
Está em dia ou em dias
A locução adverbial é em dia («sem atraso», «pontualmente»). No plural, usa-se noutro sentido. Por exemplo: «Nunca ouvi falar disso, em dias da minha vida.» Na frase em causa, o certo será, pois, a primeira formulação: «Ele está em dia com o pagamento.»
Está em casa ou está na casa
Na língua padrão, a forma correta é «fico em casa», no sentido de «não saio». Se se disser «fico na casa», espera-se que se complete a expressão com o nome de alguém ou uma especificação: «fico na casa da Rita», «fico na casa de campo», «fico na casa que fica ao lado da minha».
Está em casa ou está a casa
Na língua culta, o complemento do verbo “chegar” é regido pela preposição “a”, mas, coloquialmente, ainda é comum o emprego de “em”.