Qual a diferença de amido de milho e farinha de trigo?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

A farinha é derivado de cereais, leguminosas, sementes, etc (obtido da moagem do grão deles). Já o amido é extraído de raízes, tubérculos, etc. Sobre o uso: O amido é recomendado para o uso de espessastes e adoçantes. Já a farinha é utilizada para pães, bolos, tortas.

Resumindo: farinha de milho e amido de milho ou maicena não são a mesma coisa, são produtos que vêm do grão de milho mas possuem um processo e extração diferentes, o que faz com que também tenham qualidades diferentes como sabor, espessura e textura.

Enquanto a farinha de milho é feita da moagem grãos de milho inteiros, amido de milho (também escrito 'amido de milho') é feito a partir da extração de uma porção do kernel. A parte que é extraída é chamada de endosperma.

Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra maisena, termo do qual deriva a marca comercial Maizena, um amido de milho criado nos Estados Unidos em 1842, agora produzido pela empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever.

Farinha de arroz integral, farinha de arroz, farinha de amaranto, farinha de quinoa, farinha de grão de bico, farinha de milho, farinha de trigo sarraceno, farinha de aveia, farinha de sorgo, farinha de coco, amido e polvilho.

Amido de milho é um ingrediente popular usado para engrossar sopas, molhos, sobremesas e em várias outras receitas. O pó branco não contém glúten e é um carboidrato extraído do endosperma do milho. Sua função é dar liga aos preparos, manter recheios unidos e ajudar na consistência dos pratos.

Amido de milho, também conhecido como maisena ou maizena (em referência à marca Maizena) é um carboidrato extraído do endosperma do milho.

Essa substância é considerada a principal substância de reserva nas plantas superiores. O amido não é importante apenas para o vegetal, mas também para outros organismos como forma de energia. Estima-se que 80% das calorias consumidas pelo homem sejam provenientes desse carboidrato.

O amido de milho é rico em vitaminas, como a do tipo A, E e do complexo B. Ele também possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e zinco. Podemos dizer que ele auxilia em uma alimentação mais saudável e equilibrada e é uma ótima fonte de energia para o corpo, pois fortalece o sistema imunológico.

Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.

O trigo é o cereal mais cultivado no mundo e tem como componente majoritário o amido que está presente em maior quantidade no grão e na farinha (FRANCO et al., 2002). Além da sua importância nutricional, o amido apresenta importante papel tecnológico em alimentos processados.