Qual a cor do catarro que é perigoso?

Perguntado por: imodesto5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Agora, se o muco é mais espesso e tem cor mais amarelada ou esverdeada, é importante procurar atendimento médico, pois esses casos geralmente estão associados a infecções. Procure atendimento médico urgente se a tosse produtiva for acompanhada de febre, ou de muco com sangue.

O catarro verde é um tipo de muco nasal, geralmente espesso e viscoso, que pode ser um indicativo de infecção bacteriana ou viral no sistema respiratório. A coloração esverdeada é resultado da presença de células de defesa chamadas neutrófilos, que combatem os agentes infecciosos.

Sinusite aguda:
Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Infecções virais respiratórias comuns de apresentarem catarro amarelo é o resfriado comum, a gripe e a bronquiolite viral.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

E a cor dele pode dar sinais importantes sobre como tratar o quadro e quem o está causando. "Em estado normal, o catarro é transparente e tem uma textura mais fluida", afirma Coutinho. A secreção se torna mais espessa e viscosa quando surge um processo infeccioso.

Amarelo: indica o início da resposta inflamatória no combate ao agente infeccioso. Verde: substâncias inflamatórias na secreção, secreção parada que precisa de lavagem. Rosa: presença de sangue no muco. Marrom: Irritação nasal, também pode ser sangue armazenado há muito tempo.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.