É possível estar com pneumonia e não ter febre?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Os principais sintomas desse tipo de pneumonia são: tosse seca, dores agudas no peito, febre, calafrios, falta de ar ou dificuldade respiratória, arritmia cardíaca e fraqueza.

Catarro esbranquiçado ou transparente
Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Alguns sintomas comuns desse tipo de pneumonia são: irritação na mucosa nasal, nos olhos, nos lábios, na boca e na garganta; dor no peito; e desorientação.

Para identificar se uma gripe evoluiu para uma pneumonia, a médica aponta alguns sintomas comuns que se deve ter mais atenção. Normalmente, o paciente começa com sintomas gripais acompanhados de dor no peito, tosse carregada — com catarro espesso, mais amarelado —, falta de ar e febre acima de 37,8ºC.

Qual exame detecta pneumonia?

  1. 1 – Radiografia de tórax. Esse é um teste bem comum quando se trata do diagnóstico de pneumonia. ...
  2. 2 – Exames de sangue. Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual exame de sangue detecta pneumonia, mas, na verdade, existe mais de um teste com esse propósito. ...
  3. 3 – Oximetria.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

O Streptococcus pneumoniaeé o agente causador em 60% dos casos¹. A pneumonia adquirida em comunidade (PAC) é aquela contraída no convívio social, fora do ambiente hospitalar, ou que se manifesta em até 48 horas após a internação¹.

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

Principais sintomas
Febre alta. Nariz e pulmões congestionados. Tosse com catarro em excesso. Irritação no nariz e nos olhos.

Quando a secreção tem origem em infecções, a tendência é que adquira coloração amarela, esverdeada, marrom ou tons mais escuros. Entretanto, há casos em que a secreção pulmonar é mucosa, com aspecto de clara de ovo. Esse tipo de material pode ser observado, por exemplo, entre asmáticos.