Por que as glândulas mamárias inflamam?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias que causa mamas vermelhas, inchadas, doloridas e quentes. Mastite é uma inflamação das glândulas da mama ocasionada pelo acúmulo de leite, que costuma ocorrer no pós-parto, principalmente durante a primeira gestação.

Mastite é uma inflamação da glândula mamária, seguida de infecção por bactérias, em geral, por estafilococos. O problema ocorre quando existe um acúmulo de leite retido nos ductos lactíferos, canais que levam o leite materno desde os alvéolos mamários, onde é produzido, até o seio lactífero situado atrás da aréola.

Com o diagnóstico da infecção mamária, o tratamento é feito a partir do manejo dos sintomas (com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios) acompanhado da administração de antibióticos para conter a infecção provocada pelos microrganismos.

Em mulheres adultas, a infecção da mama pode ocorrer no período de amamentação do bebê, ou não ter relação com parto e aleitamento. Os sinais de infamação na mama são a dor, vermelhidão da pele, calor no local, febre e prostação da paciente.

Uma dica para saber se o que você identificou foi uma glândula mamária ou nódulo, é tocar os dois seios ao mesmo tempo e no mesmo local. Caso você sinta a mesma coisa nas duas mamas, provavelmente são apenas suas glândulas mamárias.

Também conhecida como dor na mama, ela pode ser ocasionada, por exemplo, pelo inchaço dos seios e as demais alterações hormonais típicas do ciclo menstrual e da menopausa. Porém, há casos em que é preciso se preocupar. Quando a dor é muito intensa e persistente, o ideal é consultar um médico.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

as glândulas ficam conectadas entre si, enquanto os nódulos costumam aparecer sozinhos ou separada; as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos; os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.

Quando ocorre uma infecção, inflamação ou outra alteração no tecido mamário, os linfonodos podem aumentar de tamanho devido à resposta imunológica. Isso é geralmente detectado como uma sensação de inchaço ou protuberância palpável durante o exame clínico das mamas.

O abscesso mamário é uma infecção com saída de pus da mama. Já o abscesso mamário não-lactacional é um abcesso da mama que ocorre em uma mulher que não está grávida ou amamentação. Os dois podem ser divididos em dois grupos amplos: periféricos (longe da aréola) ou areolar (perto ou atrás do complexo aréolo-mamilar).

O exame físico e outros exames podem levar à suspeita de câncer de mama inflamatório mas será necessária a realização de uma biópsia para a confirmação diagnóstica da doença. A biópsia consiste na retirada de uma pequena quantidade de tecido para exame ao microscópio.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Por isso, se a dor ou o desconforto na mama permanecer por mais de 15 dias ou se não estiver relacionada com a menstruação ou a menopausa, é importante que a mulher procure um médico ginecologista ou mastologista para uma avaliação, e se preciso, realizar exames.