Quais são os hábitos de consumo responsável?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Diminuir a pegada de carbono, comprar de segunda mão, participar da economia compartilhada, reciclar e consumir produtos locais são formas de consumo consciente baratas, simples e acessíveis.

O consumidor responsável é aquele que dá preferência a produtos e serviços produzidos por organizações que se preocupam com o meio ambiente e com a vida como um todo. Quer um exemplo? Uma pessoa que deseja ser um consumidor responsável não deve adquirir um produto de empresas que fazem testes em animais.

Conheça os 12 princípios do consumo consciente
A impulsividade é a inimiga do consumo consciente; 2 – Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo; 3 – Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos; 4 – Reutilize produtos e embalagens.

Quando se trata de melhores hábitos de consumo, é imprescindível reaproveitar e reciclar. Antes de jogar um produto fora e comprar um novo, verifique se ele não tem conserto ou pode ser adaptado para diferente uso em sua casa. Isso reduz a geração de resíduos e ajuda a economizar.

Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços… estamos cercados por ele o tempo todo, é necessário para tocar a vida. O consumo não acontece apenas quando você vai ao mercado fazer as compras do mês, por exemplo.

O ambientalista José Gomes Assis falou para os alunos da Escola Municipal Sônia de Quadros sobre os três Rs (erres) do consumo consciente, que são: reduzir, reutilizar e reciclar, e que podem fazer uma enorme diferença para o bolso e para o meio ambiente.

8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

  • Compre somente o necessário. ...
  • Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis. ...
  • Atenção aos alimentos. ...
  • Ande menos de carro. ...
  • Separe corretamente o lixo para reciclagem. ...
  • Faça seus próprios brinquedos. ...
  • Não jogue no lixo, doe! ...
  • Plante uma horta em casa.

Sempre que fizer uma compra, o consumidor consciente deve levar em conta questões como o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Ele deve entender que, em suas escolhas, é necessário buscar um equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade.

Dicas de saúde: conheça 5 hábitos saudáveis para adotar na rotina

  1. Praticar atividades físicas. A prática de atividades físicas está entre os hábitos mais saudáveis. ...
  2. Ter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer pausas regulares e programadas. ...
  4. Durma bem. ...
  5. Beba bastante água.

Esses hábitos são formados por elementos variados, como:

  1. experiências anteriores;
  2. valores pessoais;
  3. ambiente social e econômico em que está inserido;
  4. repertório adquirido;
  5. respostas automáticas estabelecidas por fatores evolutivos;
  6. mudanças bruscas na sociedade.

Tipos de consumo

  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

Assim temos: Consumo essencial e supérfluo: diz respeito às necessidades primárias do indivíduo como a alimentação, vestuário e lazer. Já o supérfluo é tudo aquilo que não é prioritário a nossa existência. Consumo individual e coletivo: é aquele exercido por uma só pessoa, quando esta adquire bens para uso exclusivo.

Quais são os benefícios do consumo responsável? São muitos os benefícios proporcionados pelo consumo responsável. Em suma, ao produzir menos lixo é possível diminuir o impacto ao meio ambiente. Junto a isso, também conseguimos adotar alternativas mais saudáveis ao optar pelo consumo de alimentos de boa qualidade.