Como as emoções podem afetar o comportamento de consumo?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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“Quando estamos de mau humor, é difícil simular a experiência de se fazer algo agradável, e atribuímos a dificuldade de simular à própria atividade agradável”, explica. "Não aparenta ser mais legal, e então nos tornamos mais propensos a evitar a atividade."

Embora seja muitas vezes usado para combater emoções negativas, o consumo de produtos de forma impensada e excessiva tende a levar a um isolamento social e maior solidão, esclarece a psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental Bianka Carvalho Martins.

Para ela, experiências de dor e tristeza levam ao autoconhecimento, à superação e a mudanças de comportamento. Contudo, as emoções negativas podem impedir a vivência de determinadas situações, paralisando o indivíduo, provocando fuga ou negação.

O vínculo emocional do consumidor é determinante no momento da sua decisão de compra. Nesse vínculo emocional estão inseridos todos fartotes emocionais que a marca, produto ou serviço despertam no consumidor. De forma geral, o vínculo emocional mede como o consumidor se sente em relação aquele produto.

Fatores Pessoais ou Demográficos
São as características pessoais de cada consumidor, como idade, gênero, ocupação, estilo de vida, estado civil, entre outros. E cada uma dessas características vai nos dando dicas sobre o cliente ideal.

As emoções são traçadas como uma única linha ao longo das fases da jornada, literalmente sinalizando os “altos e baixos” emocionais da experiência. Pense nessa linha como uma camada contextual de emoção que nos diz onde o usuário está satisfeito ou frustrado.

Os consumidores compulsivos compram por prazer e, diferentemente das pessoas que compram por necessidade, são afetados por uma série de emoções associadas às compras, tais como: ansiedade, euforia, prazer, gratificação, culpa, arrependimento e vergonha.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.

Hoje, estuda-se como as emoções podem influenciar tanto na definição de comportamentos de riscos (nossos hábitos de vida) como também diretamente (por mecanismos neuroendócrinos), em doenças como o câncer e o diabetes, além de problemas gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares.

A função das emoções é, principalmente, contribuir com nossa evolução e amadurecimento, evitando alguns riscos, nos afastamento dos mesmos, e assim como para gerar laços com pessoas, locais e situação que nos trazem sensações boas e agradáveis.

O estudo do comportamento do consumidor avalia os fatores que influenciam a compra. Alguns deles estão ligados diretamente à cultura, sociedade, estágio do ciclo de vida do produto, medos, frustrações, bem como seus desejos e necessidades.

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Os fatores culturais exercem a maior e mais profunda influência. Philip Kotler. É muito comum, empresários se perguntarem o que influencia o comportamento de compra de seus clientes.