Por que a ovelha Dolly morreu antes da hora?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Dolly foi criada por pesquisadores do Instituto Roslin (Escócia) e viveu neste local durante seus 10 anos de vida, quando foi eutanasiada, às 15 horas do dia 14 de janeiro de 2003, em razão de uma infecção pulmonar incurável.

A ovelha Dolly morreu em 2003, depois de ser diagnosticada com uma doença pulmonar — tinha seis anos e meio. A técnica utilizada pela equipa britânica para criar a ovelha Dolly é conhecida como transferência nuclear.

Por que os animais clonados geralmente morrem mais rápido? - Quora. Por causa dos telômeros. Telômeros são estruturas que existem em nossas células e agem como relógios do nosso tempo de vida. Toda vez que uma célula do nosso corpo se divide, um parte do telômero se perde.

"As preocupações originais de que a clonagem causou osteoartrite precoce na Dolly foram infundadas", concluíram os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na revista Scientific Reports. Dolly foi abatida aos seis anos e oito meses devido a uma doença pulmonar progressiva.

Teve três gestações e seis filhotes. Com pouco mais de cinco anos e meio foi divulgada a informação de que Dolly sofria de artrite na pata esquerda traseira. Tanto a artrite quanto a doença pulmonar apresentadas por Dolly são doenças características de ovelhas idosas.

"Como os riscos associados à clonagem reprodutiva em humanos apresentam uma probabilidade muito alta de perda de vidas, o processo é considerado antiético", explica a Enciclopédia Britânica.

Porém, afirmou que, atualmente, existem três clones humanos, crianças entre três e cinco anos, que vivem no leste europeu (mas não revela os nomes dos países).

ovelha Dolly

No dia 5 de julho de 1996 nascia o primeiro clone de um mamífero, a partir de uma célula adulta. A ovelha Dolly, gerou muita polêmica. Foi um divisor de águas não apenas para a ciência. A partir dele, teve início em todo o mundo uma série de debates sobre a relação entre ética, ciência e legislação.

A clonagem ainda é muito ineficiente. Precisamos compreender melhor o processo e os mecanismos envolvidos se quisermos aperfeiçoá-la. Apenas 2% dos animais clonados sobrevivem ao nascimento e, dentre esses, a maioria morre em até seis meses. Os que ainda resistem vivem a metade do tempo dos animais normais.

Folha de S. Paulo - Biotecnologia: Nasce o primeiro clone animal brasileiro - 22/03/2001. Vitória, uma bezerra da raça simental, é o primeiro animal clonado no Brasil. O animal, que nasceu no último final de semana, é resultado de pesquisas na área de reprodução desenvolvidas pela Embrapa desde 1984.

Suspeita de fraude e sonegação de impostos
A companhia começou a desmoronar em dezembro do ano passado, quando a fabricante de refrigerantes começou a ser investigada por sonegação de impostos. Segundo comunicado da Secretaria da Fazenda, as empresas do grupo deixaram de responder a inúmeros comunicados.

A ovelha Dolly foi o primeiro clone de mamífero feito com sucesso a partir de uma célula somática adulta. Ela nasceu na Escócia em julho de 1996, há 25 anos, e morreu seis anos depois em decorrência de uma doença pulmonar.

A clonagem que, atualmente, vemos divulgada na mídia é, na maioria das vezes, a clonagem reprodutiva. Há, no entanto, outros tipos de clonagem, como a tecnologia de DNA recombinado e a clonagem terapêutica.

O cientista britânico Ian Wilmut, cuja pesquisa foi fundamental para a criação da ovelha clonada Dolly, morreu aos 79 anos de idade, no domingo (10) segundo a Universidade de Edimburgo. Ele sofria de mal de Parkinson.