Quais são os vetores da clonagem?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Existem 4 tipos de vectores de clonagem: plasmídeos, fagos, cosmídeos e YAC's (yeast artificial chromosomes).

O fragmento de DNA é inserido em um vetor, que é uma molécula de DNA na qual um gene é inserido para construir a molécula de DNA recombinante. Geralmente os plasmídeos (moléculas de DNA circulares existentes naturalmente nas bactérias) são usados como vetores para clonar fragmentos de DNA.

Um plasmídeo para ser um bom vetor de clonagem deve conter as seguintes propriedades: a) possuir uma origem de replicação (O), ou seja, uma sequência de DNA que permita que o vetor seja replicado na célula hospedeira; b) apresentar dois ou mais sítios únicos de clivagem para endonucleases de restrição.

Em clonagem molecular, um vector é uma molécula de ADN usada como veículo para transportar artificialmente material genético estranho para outra célula, onde pode ser replicado ou expresso (por exemplo, um plasmídeo, cosmídeo, fago lambda).

Etapas da clonagem do DNA
Cortar e abrir o plasmídeo e "inserir" o gene. Esse processo baseia-se em enzimas de restrição (que cortam o DNA) e na DNA ligase (que une/cola o DNA). Inserir o plasmídeo na bactéria. Utilizar a seleção por antibiótico para identificar as bactérias que pegaram o plasmídeo.

São vetores de clonagem, exceto: vermes.

Os vetores virais são vírus manipulados geneticamente, de modo a reduzir a sua patogenicidade, sem anular totalmente o seu poder de infectar as células do hospedeiro (leia mais sobre isso no conteúdo de vírus) Com as técnicas da engenharia genética é possível somar ao DNA do vírus o gene que se quer transferir a ...

Você sabe o que é clonagem?

  • Tipos de clonagem. Existem vários tipos de clonagem, que podem ser classificadas como naturais ou artificiais. ...
  • Clonagem natural. ...
  • Clonagem induzida. ...
  • Clonagem reprodutiva. ...
  • Clonagem terapêutica. ...
  • Comentário CCB:

Há também os vetores ditos integrativos (YIp) que não possuem origem de replicação própria de levedura, e como o próprio nome prediz eles devem se integrar em um dos cromossomos da célula.

Na Engenharia Genética, os plasmídeos são utilizados como vetores de clonagem, transportando genes, ou fragmentos de um DNA a ser clonado para dentro da célula hospedeira. Os plasmídeos podem ser modificados para carregar novos genes.

A clonagem é um processo artificial pautado na reprodução de cópias genéticas (organismos idênticos) de determinados seres vivos através de um filamento de DNA. Ao invés de utilizar os gametas sexuais masculinos (espermatozoides) e feminino (óvulos) érealizada usando as células somáticas.

Falamos em clones naturais quando nos referimos aos indivíduos formados a partir de reprodução assexuada, como bactérias que se dividem e dão origem a duas bactérias idênticas. Os seres humanos também podem produzir clones naturalmente, sendo esse o caso dos gêmeos univitelinos, que apresentam o mesmo DNA.