Por que ser a favor da clonagem?

Perguntado por: evargas3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

· Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restaurar a função de um órgãos ou tecido. A clonagem "terapêutica" teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa.

Segundo os defensores da clonagem humana, será possível identificar fetos defeituosos ou com mutações patológicas logo no início da gestação e evitar, assim, o seu nascimento. De fato, a ultra-sonografia e a análise dos cromossomos permitem hoje identificar a maioria das malformações fetais.

O principal argumento de defesa da clonagem terapêutica humana é a perspectiva de cura de várias moléstias degenerativas, como Parkinson e diabetes, e mesmo a de reparar órgãos e tecidos avariados.

Como a clonagem pode nos beneficiar
A terapia genética pode ser utilizada no tratamento de certas condições genéticas, por meio da introdução de vetores virais - que carregam cópias corrigidas de genes defeituosos - nas células de um organismo hospedeiro.

A clonagem, diferentemente do que muitos pensam, não possui como único objetivo a formação de novos indivíduos, podendo ser usada também para fins terapêuticos. Ouça o texto abaixo em aúdio! A clonagem é um processo que pode ser definido, simplificadamente, como a produção de cópias de outro indivíduo.

Portanto, a clonagem terapêutica é moralmente legítima porque permite o desenvolvimento de terapias úteis a um grande número de pessoas, evitando seu sofrimento e melhorando em princípio sua qualidade de vida.

Não há nada filosoficamente errado em usar a clonagem para ajudar casais que têm problemas para ter filhos, mas é cedo demais para fazer isso. Os riscos são grandes demais, e é muito cedo para pensar em fazê-lo com humanos. É preciso ter certeza de que funciona perfeitamente em animais primeiro.

“Além disso, Estas mudas possuem a vantagem de produzir 40% a mais que as plantas convencionais”, conclui. Outro aspecto positivo da clonagem vegetal é que o processo de desenvolvimento da muda geneticamente melhorada ocorre de forma mais rápida.

Além disso, existem inúmeras implicações éticas, legais e sociais que impedem a existência de clones. No momento, não se sabe quais riscos estaria exposto um ser humano clonado. Por exemplo, este indivíduo poderia apresentar falhas genéticas e condições que o levariam a morrer mais rápido que a sua versão original.

CLONAGEM – O QUE APRENDEMOS COM DOLLY? UM ERRO NA EXPRESSÃO DOS GENES IMPRINTADOS PODE CAUSAR PROBLEMAS MUITO... de um filho vale mais do que tudo o que ele tem, vale mais que a sua própria vida. E se existe uma possibilidade de salvar a vida de um filho, por mais diminuta que seja, essa passa a ser sua prioridade.

Você sabe o que é clonagem?

  • Tipos de clonagem. Existem vários tipos de clonagem, que podem ser classificadas como naturais ou artificiais. ...
  • Clonagem natural. ...
  • Clonagem induzida. ...
  • Clonagem reprodutiva. ...
  • Clonagem terapêutica. ...
  • Comentário CCB:

A produção de quantidades industriais de bichos idênticos facilitaria a objetificação dos seres vivos, e reforçaria a ideia de que são como máquinas a serviço do homem. A ineficiência do processo de clonagem pode ser degradante: em 1996, 277 embriões clonados foram implantados, e só Dolly sobreviveu.