Quais são os cinco hormônio do amor?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

4 hormônios do amor e os seus efeitos no corpo humano

  1. Dopamina. A dopamina é um neurotransmissor associado à recompensa e ao prazer. ...
  2. Oxitocina. A oxitocina é conhecida como o “hormônio do amor” e desempenha um papel fundamental na criação de laços afetivos e na intimidade emocional. ...
  3. Serotonina. ...
  4. Endorfinas.

A produção do “hormônio do amor” pode ser estimulada com alimentação saudável, abraços ou a convivência com um pet

  1. Contato físico. ...
  2. Praticar boas ações. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  5. Adotar um animal de estimação.

O que é ocitocina
A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.

Estudos indicam que a ocitocina é aumentada através do contato físico, abraços, massagem, atividade física, contato sexual, e atividades como canto e leitura.

oxitocina

A oxitocina é um hormônio peptídico, um neuropeptídeo, normalmente produzido no hipotálamo.

“Hormônio do amor”, ocitocina pode ter potencial de regenerar o coração, diz estudo. A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro conhecido pela sua capacidade de gerar sentimentos de prazer e promover laços sociais.

2°Fase: envolve os sentimentos de prazer e de bem estar e estão envolvidos 4 agentes principais, são eles: noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfinas. A 3° e ultima Fase: ocorre a liberação de oxitocina que é responsável pela ligação social e formação de laços entre os mamíferos.

Química do amor são as reações que ocorrem nas pessoas, quando estas sentem afinidade por alguém. É uma sintonia entre a produção de determinadas substâncias pelo corpo e a interpretação social desses sinais. Quando uma pessoa se sente atraída por outra, uma série de neurotransmissores e hormônios é disparada.

É liberada em três grandes momentos da vida da mulher: Parto, amamentação e orgasmo. Quando liberada perifericamente pela neuro-hipófise, atua como um hormônio que estimula a contração uterina no parto e a secreção do leite durante a lactação.

Ocitocina é utilizado para a indução e aumento do trabalho de parto. Revisões recentes fazem recomendações para o uso de Ocitocina na indução do trabalho de parto, aumento das contrações por inércia uterina, abortamento incompleto e, no período pós-parto, para redução da perda sanguínea e prevenção da atonia uterina.

Os níveis de oxitocina são diminuídos pelo isolamento ou solidão, ansiedade, depressão, estresse crônico, e as deficiências nos hormônios sexuais. Os níveis de oxitocina diminuem com a idade, pois as células que produzem a oxitocina se tornam menos sensíveis a estímulos.

Vegetais com folhas escuras:
Desde criança aprendemos que o espinafre é praticamente um produto mágico, que confere força e energia e ajuda na liberação de ocitocina.

Tudo isso vem dos neurotransmissores que são ativados no corpo humano a partir de ações ou eventos. Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.