Como aumentar os hormônios da felicidade?

Perguntado por: avilela4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Como aumentar naturalmente os hormônios da felicidade

  1. Passar tempo sob a luz do sol, exercitar-se e meditar podem desencadear a liberação de serotonina, um estimulante natural do humor. ...
  2. Esta é uma micrografia de luz polarizada de cristais de oxitocina.

A atividade física é outra ação capaz de ajudar a aumentar esses hormônios. De acordo com Harvard, andar de bicicleta ou levantar pesos ajuda o corpo a liberar triptofano e, portanto, serotonina. Ao mesmo tempo, caminhadas ou exercícios aeróbicos são maneiras de aumentar as endorfinas e a ocitocina.

Certas atividades como beijar, abraçar e fazer sexo podem desencadear a liberação de oxitocina no cérebro. Mas, para além do aspecto físico, a conexão emocional é importante para que a oxitocina seja liberada. “A confiança social é o que libera a oxitocina. Se você abraça alguém em quem não confia, não se sente bem.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos. Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias.

Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Cada uma dessas substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exerce um trabalho específico e muito especial para o nosso organismo.

Atividade física ao ar livre; Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.

A prática de atividades físicas é excelente para a saúde cerebral. Além de melhorar o fluxo de nutrientes para o cérebro e retardar o envelhecimento das células cerebrais, o exercício também promove a liberação de outros neurotransmissores do bem-estar, além da dopamina, como a serotonina e a noradrenalina.

Banana

Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Uma forma de aumentar a produção de serotonina é por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Isso acontece, pois, ao pedalar, correr ou realizar outros tipos de exercício, uma maior quantidade de triptofano livre consegue chegar ao cérebro, o que, consequentemente, aumenta a produção de serotonina.

serotonina

A serotonina desempenha um papel fundamental em funções corporais como humor, sono, apetite, ansiedade, digestão, coagulação do sangue, entre outras.