Onde encontrar ocitocina nos alimentos?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 9 votos

Alimentos que estimulam a liberação da ocitocina

  • Chocolate;
  • Oleaginosas, como castanhas, avelã e pistache;
  • Banana;
  • Folhas verde-escuras;
  • Proteínas, especialmente ovos e frutos do mar;
  • Leite.

A médica também cita alimentos oleaginosos, como castanha, avelã e pistache. Atividades físicas, meditação ou até mesmo um trabalho voluntário que aumente a confiança e a sensação de bem-estar podem influenciar na produção e liberação da ocitocina.

O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. O sexo também. Outra maneira de aumentar a ocitocina é ter relações profundas de amizade, onde existam confiança e amor.

Fazer atividades que trazem um relaxamento físico e descanso mental vai ajudar a gerar mais bem-estar, reduzir os níveis de ansiedade, elevar a sensação de calma e relaxamento, bem como reduzir a liberação do cortisol, o hormônio do estresse.

Isso está intimamente ligado a um ambiente mais ou menos propício para a liberação sua liberação. Solidão, estresse, ansiedade e depressão são fatores inibitórios para libertação de oxitocina, já a alegria, amor, afetividade e o contato sexual são condições fatoráveis para produção e liberação de ocitocina.

Vegetais com folhas escuras:
Desde criança aprendemos que o espinafre é praticamente um produto mágico, que confere força e energia e ajuda na liberação de ocitocina.

Sinais de que a ocitocina está em falta no organismo
As pessoas que produzem o hormônio em quantidade inadequada, apresentam instabilidades mentais e físicas.

Estimulação dos mamilos. A estimulação dos mamilos ajuda a liberar ocitocina, tal como acontece quando tem um orgasmo. E o ideal é que seja feita por alguns minutos e umas 4 vezes ao dia.

Substituir a ocitocina por metilergometrina 1 mL (0,2 mg) em injeção intramuscular ou misoprostol via retal 600 mcg; 2.2.

Liberar os hormônios endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina! Brincadeiras à parte, comer um pouco de chocolate 70% cacau por dia ajuda não só a liberar, mas equilibrar esses hormônios, fazendo com que a gente se sinta mais feliz.