Quais são os estágios da doença de Crohn?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

A doença é caracterizada por fases agudas (atividade inflamatória da doença) e períodos de remissão (sem sintomas). Os sintomas variam de leves a severos durantes as recaídas e podem desaparecer ou diminuir durante as remissões.

“É comum a doença de Crohn se manifestar em intervalos irregulares ao longo da vida. As crises podem variar de acordo com a intensidade e podem ser leves ou graves, breves ou mais longas. Geralmente, crises graves podem provocar dor intensa de forma constante, febre e desidratação”, alerta a Dra. Alana Borges.

Caso o tratamento nos estágios anteriores falhe, os sintomas da Doença de Crohn passam a afetar o paciente de forma mais grave. Com isso, a febre e os vômitos tornam-se mais frequentes, da mesma forma, o paciente pode sofrer de obstrução intestinal, enquanto sua perda de peso é ainda mais notável.

Em alguns casos, a fase aguda surge muito de repente, de um dia para outro, já em outros, a progressão da crise é mais lenta e pode durar alguns dias até aparecer; fase de remissão — definida como o período em que a doença não está ativa.

Sintomas da doença de Crohn

  1. Dor abdominal acompanhada de cólicas.
  2. Diarreia crônica (que, algumas vezes, é sanguinolenta quando o intestino grosso está gravemente afetado)
  3. Febre.
  4. Perda de apetite.
  5. Perda de peso.

As causas exatas da doença de Crohn continuam a ser desconhecidas. Anteriormente, a dieta e o stress foram consideradas causas prováveis. Contudo, hoje sabe-se que estes dois fatores não causam a doença podendo ser considerados apenas como fatores que agravam os sintomas.

Os sintomas podem piorar depois da ingestão de determinados alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas. Causas: As causas da DII ainda não são conhecidas, mas acredita-se que seja resultado da interação de fatores ambientais, genéticos e imunológicos.

Dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue); Febre; Perda de peso; Enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes.

bebidas alcoólicas; carne de porco e outras carnes gordurosas; biscoitos amanteigados, doces com massa folhada, chocolate; frituras, gratinados, maionese, refeições congeladas industrializadas, manteigas e.

Na doença de Crohn as principais complicações são: abscessos intra-abdominais, perfuração intestinal, estenoses (estreitamentos) intestinais, fistulas e obstrução intestinal.

"O paciente com a doença de Crohn deve ter um estilo de vida e alimentação saudáveis, não deve fumar, e os tabagistas devem cessar o hábito. Mas o cuidado mais importante é a disciplina com o tratamento e acompanhamento adequado com o especialista", diz.

Os portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), Reto colite Ulcerativa e Doença de Crohn e a Doença de doença de Hirschsprung Congênito obstrução intestinal, colostomia e maga cólon Congênito , comprovando em biopsia , são muitas vezes incapacitados para o trabalho em função das suas doenças.

Como abordamos acima, a doença de Crohn não tem cura, mas pode e deve ser tratada, com o objetivo de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Seguindo corretamente o tratamento indicado, na fase de remissão da doença, o paciente pode ter uma vida normal, sem sequelas inflamatórias.

Doença de Crohn: alimentação durante períodos de crise
Ademais, bebidas gaseificadas e cafeína também podem causar piora aos sintomas. Por outro lado, fibras solúveis, proteínas, TCM, carboidratos, frutas e legumes cozidos são indicados.

É comum, por exemplo, o aparecimento de doenças oculares tipicamente inflamatórias. Tipicamente, afetam a córnea, canais lacrimais ou a camada externa do branco do olho.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.