Quem tem a doença de Crohn pode tomar cerveja?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Durante as crises, recomendamos que o paciente não consuma muita gordura, bebidas alcoólicas, excesso de glúten, leite e derivados, porque pode piorar os sintomas. Mas, na fase de remissão, quando a pessoa está bem, ela pode ter uma alimentação praticamente normal”, destaca.

Os pacientes com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa costumam apresentar períodos de melhora e outros de piora dos sintomas. Esses períodos são conhecidos como remissão e crise, respectivamente. Os sintomas podem piorar depois da ingestão de determinados alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas.

Uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino, afirma estudo. Um grupo de pesquisadores da Nova Universidade de Lisboa descobriu que tomar uma cerveja por dia pode aumentar as bactérias boas em seu intestino.

Evitar bebida alcoólica e também os que aumentam a produção de gases como feijão, milho, ovo, repolho, entre outros.

Como a doença de Crohn não tem cura, ela precisa ser controlada. Para isso é fundamental o acompanhamento com um médico especialista. O controle é feito com diversas a classes de medicamentos, regimes alimentares e abstenção do tabaco.

“É comum a doença de Crohn se manifestar em intervalos irregulares ao longo da vida. As crises podem variar de acordo com a intensidade e podem ser leves ou graves, breves ou mais longas. Geralmente, crises graves podem provocar dor intensa de forma constante, febre e desidratação”, alerta a Dra. Alana Borges.

Ele afirma que alguns tipos de cervejas mais “fortes”, como as produzidas na Bélgica (Hoegaarden, Westmalle Tripel e Echt Kriekenbier), são ricas em microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos, que auxiliam na manutenção e equilíbrio da flora intestinal.

Assim como o iogurte, cervejas mais fortes possuem probióticos, que são microrganismos benéficos para o funcionamento intestinal. Beber diariamente uma cerveja bem forte pode aumentar o número de bactérias boas para o intestino.

Beber cerveja faz bem aos intestinos e não engorda, concluem investigadores. Os resultados da investigação provaram que o consumo de cerveja, bebida que resulta da fermentação de cereais, "aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda".

A doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal.

Entre os principais estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar. Além disso, é recomendado evitar vegetais que aumentam a produção de gases, como feijão, repolho e batata doce, bem como leite e derivados e alimentos picantes ou com muitos conservantes.