Quem tem doença de Crohn sente fraqueza?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Fadiga. Sentir-se cansado é um sinal comum em pessoas com Doença de Crohn, já que devido à perda de líquidos e, consequentemente, à desidratação, desnutrição, inflamação crônica e até graus variados de anemia.

Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subseqüente.

Sintomas da doença de Crohn

  1. Dor abdominal acompanhada de cólicas.
  2. Diarreia crônica (que, algumas vezes, é sanguinolenta quando o intestino grosso está gravemente afetado)
  3. Febre.
  4. Perda de apetite.
  5. Perda de peso.

As causas exatas da doença de Crohn continuam a ser desconhecidas. Anteriormente, a dieta e o stress foram consideradas causas prováveis. Contudo, hoje sabe-se que estes dois fatores não causam a doença podendo ser considerados apenas como fatores que agravam os sintomas.

Suas manifestações podem ocorrer para além do intestino, acometendo outras regiões do corpo, como as articulações, fígado, rim, pele, mucosas, olhos e coração. Dentre os principais sintomas estão: diarreia, pus ou sangue nas fezes, cólicas, febre, fraqueza, cansaço extremo e episódios de vômitos.

A doença de Crohn habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Podem ocorrer sintomas que não têm nada com o trato digestivo.

bebidas alcoólicas; carne de porco e outras carnes gordurosas; biscoitos amanteigados, doces com massa folhada, chocolate; frituras, gratinados, maionese, refeições congeladas industrializadas, manteigas e.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

É comum, por exemplo, o aparecimento de doenças oculares tipicamente inflamatórias. Tipicamente, afetam a córnea, canais lacrimais ou a camada externa do branco do olho.

A doença de Crohn pode manifestar-se por sintomas gastrointestinais, sintomas extra-intestinais ou a combinação dos dois. A doença é caracterizada por fases agudas (atividade inflamatória da doença) e períodos de remissão (sem sintomas).

Na doença de Crohn há maior dificuldade para absorção de nutrientes, podendo causar fraqueza ("falta de energia"), além de dores na região inferior do abdômen, diarreia, perda de peso e febre.

Como a doença de Crohn não tem cura, ela precisa ser controlada. Para isso é fundamental o acompanhamento com um médico especialista. O controle é feito com diversas a classes de medicamentos, regimes alimentares e abstenção do tabaco.

Atualmente, o SUS oferece sete medicamentos para o tratamento da doença de Crohn: ciclosporina, azatriopina, metotrexato, sulfasalazina, mesalazina, infliximabe e adalimumabe.

Os motivos podem ser diversos, e podem estar atrelados ao seu intestino. A fadiga é um sintoma muito comum em pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Se o cansaço está acompanhado de sintomas intestinais, marque uma consulta com o coloproctologista.