O que significa ocitocina?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

A ocitocina é o hormônio do amor, o hormônio que nos faz sentir prazer quando estamos com alguém especial. Nos faz sentir o bem estar de ter afeto, carinho e emoções marcantes com outro ser humano.

Ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados receptores de ocitocina em células de todo o corpo. Esse hormônio exerce importantes funções no organismo e nas sensações de prazer e afeto.

Confira algumas:

  1. Abraçar demoradamente. Pesquisas mostram que abraços demorados, superiores a 30 segundos, têm potencial para estimular a liberação de ocitocina no cérebro. ...
  2. Ter relações sexuais. Estudos mostram que o corpo é gradativamente tomado por ocitocina durante uma relação sexual. ...
  3. Tomar sol. ...
  4. Relaxar.

Os níveis de oxitocina são diminuídos pelo isolamento ou solidão, ansiedade, depressão, estresse crônico, e as deficiências nos hormônios sexuais. Os níveis de oxitocina diminuem com a idade, pois as células que produzem a oxitocina se tornam menos sensíveis a estímulos.

Estudos indicam que a ocitocina é aumentada através do contato físico, abraços, massagem, atividade física, contato sexual, e atividades como canto e leitura.

Atividades físicas, meditação ou até mesmo um trabalho voluntário que aumente a confiança e a sensação de bem-estar podem influenciar na produção e liberação da ocitocina.

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.

OCITOCINA (COM AMNIOTOMIA)
A ocitocina só deve ser utilizada quando o colo apresentar condições favoráveis, ou seja, escore de Bishop > 6, exceto quando se tratar de ruptura prematura de membranas onde pode ser utilizada mesmo se o colo não apresentar condições favoráveis.

A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar.

Oxitocina acelera e intensifica o orgasmo e melhora o desejo sexual ou libido; Oxitocina aumenta a produção de hormônios anabólicos (hormônio do crescimento e testosterona), e reduz a produção de hormônios catabólicos como o cortisol.

Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:

  • Serotonina.
  • Endorfina.
  • Oxitocina.
  • Dopamina.

No geral, a baixa quantidade de ocitocina tem o efeito inverso da quantidade saudável. Isso pode causar tristeza, tensão, estresse, baixa na libido, apatia e antipatia, dores musculares e ansiedade.