Quais são os benefícios do torresmo?

Perguntado por: opacheco2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

A pele de porco é uma fonte alta de proteína, cerca de 27,3 gramas nessa mesma quantidade. Sendo inclusive, uma ótima fonte de energia pré treino. Mas claro, sempre numa quantidade moderada. Outros nutrientes que se destacam no torresmo, são o potássio e o fósforo, minerais essenciais para o corpo.

Estudos anteriores mostram que ingeri-las em quantidades maiores está associado ao excesso de peso, à hipertensão e ao acúmulo de gordura abdominal, condições sabidamente ligadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de alimentos processados ​​pode causar ou contribuir para problemas de saúde, especialmente se esses alimentos forem ricos em calorias, sódio ou ambos - como é o caso dos torresmos de porco.

Riscos para a saúde – pele de porco
Cada 30 gramas de pururuca contém nove gramas de gordura e 37 miligramas de colesterol. “A gordura está bastante saturada”, diz Dwyer, “é o tipo de gordura que acreditamos estar associada ao aumento do colesterol sérico”, o que de fato não é bom para você.

Por possuir a melhor relação entre sódio e potássio, além de outras propriedades nutritivas, a carne suína é uma importante aliada no controle da pressão arterial.

Aperitivo vai bem com caldos, mas principalmente na feijoada
Ele é um dos principais acompanhamentos desse prato da culinária nacional, e tem um preparo simples. Além disso, o torresmo vai muito bem com caldos e também é conhecido por ser apreciado nos bares, acompanhado de uma boa cerveja.

Normalmente se faz com a pancetta (barriga suína) e da pele com gordura retirada em cima do lombo do porco (toucinho). Há duas alternativas para torresmo no açougue: com couro e toucinho, ou panceta com carne, toucinho e banha.

Depois que se destrincha o porco, sobra a pele chamada de manta do porco. Dela retira-se o bacon e produz-se o torresmo e a pele à pururuca. O torresmo e a pele à pururuca são retirados da manta do toucinho.

em excesso, caso o torresmo seja consumido todo dia, por exemplo, o alimento pode causar problemas muito maiores do que engordar, um deles é o aumento do mau colesterol. Para pessoas com restrições alimentares como diabéticos e hipertensos o cuidado com o torresmo deve ser ainda maior.

Alimentos gordurosos, como carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados e frituras devem ser evitados por pessoas com problemas no fígado. Por ser um dos órgãos que atuam na quebra e eliminação de gordura, quanto mais consumir, mais sobrecarrega o fígado, piorando o problema já existente.