Quais são as técnicas de pintura em tecido?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Técnicas de Pintura

  • Pintura com Carimbo.
  • Pintura com Stencil.
  • Pintura Aquarelada.
  • Pintura em Tecido Molhado.
  • Pintura com Giz de Cera.

Chamamos estas variações de técnicas de pinturas e hoje traremos a vocês 8 das mais populares delas.

  1. 1 – Pintura à óleo. Para começar trazemos a técnica mais famosa. ...
  2. 2 – Aquarela. ...
  3. 3 – Acrílica. ...
  4. 4 – Pintura Guache. ...
  5. 5 – Serigrafia. ...
  6. 6 – Aerografia. ...
  7. 7 – Pintura em pastel. ...
  8. 8 – Pintura digital.

Pintura de Tecido, o que é? A pintura em tecido é uma das formas mais aplicadas em artesanatos no Brasil. A arte popular consiste em transferir um desenho, para um determinado tipo de tecido e pintá-lo, usando tintas específicas para essa técnica.

Aquarela

Aquarela. A aquarela é uma das técnicas de pintura mais fáceis de começar a aplicar. Você só precisa de alguns tons de pigmento, poucos pincéis, água para misturar à tinta e papel com gramatura alta, para não rasgar no contato com a água.

tinta acrílica

A tinta acrílica é fácil de trabalhar e sua aderência dura mais na maioria dos tecidos, além de ser a opção mais barata.

A Acrilex é a marca de Tintas para artesanato mais famosa e desejada do Brasil.

Primeiro, coloque uma lixa por baixo do tecido e colora todo o risco. Depois, passe o ferro, protegendo o desenho com um papel toalha, e por fim aplique a termolina para impermeabilizar o tecido e proteger a pintura.

Os melhores pincéis para pintura em tecido são os de cerdas curtas, como os das referências 151 (Tigre) e 454 (Condor), pois dão maior estabilidade e precisão na hora de fazer coberturas e os demais efeitos da pintura.

A melhor forma de usar a tinta tecido
Após pintar o tecido, deixe secar por cerca de 72 horas, após isso você pode lavar a peça, mas sempre à mão e em água fria ou morna, usando sabão neutro.

Algumas dicas para conservação da sua pintura em tela são:
Evite umidade direta ou indiretamente, podendo causar, o aparecimento de fungos. Usar pano de algodão seco é uma das dicas para limpar a obra de arte sem danificá-la (Jamais utilize pano úmido para esta finalidade).