Pode secar sabão caseiro no sol?

Perguntado por: rbelchior5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Leve para o sol e espere secar. Ele fica consistente em torno de dois dias. Aguarde mais 10 dias para utilizá-lo. Segundo Josenildes, dois cuidados importantes devem ser tomados no preparo do sabão.

Este processo pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizado. Durante este período, a reação de saponificação continua e o sabão vai deixando de ser alcalino para chegar próximo a neutralidade. Também ocorre a evaporação de água. Dessa forma, o sabão caseiro vai perdendo umidade e chega na sua forma final.

Quando o ponto estiver começando a talhar, vá despejando o álcool aos poucos enquanto mexe, com muito cuidado para não ferver a mistura; Após 15 a 20 minutos o sabão já pode ser colocado em uma forma e depois de 12 horas ele pode ser cortado e utilizado para lavar roupas e louças.

Se colocarmos soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao usado para lavar roupa. Agora, se colocarmos hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comum em produtos de higiene pessoal.

Para armazenar o sabão caseiro, dê preferência a embalagens ou recipientes hermeticamente fechados como potes ou latas.

“O sal tem várias funções. Ele evita que a roupa manche e que as cores se misturem. É como um fixador, pois evita que a cor saia da roupa”, explicou Maria Eugênia. Quem preferir, pode diluir a mistura em água, o que evita manchas nas roupas, segundo a especialista.

1 litro de óleo de cozinha usado; 125 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

Em muitos relatos de receitas de sabão caseiro que usam excesso de soda, com o passar dos dias, o sabão vai branqueando.

Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.

- Como o sabão líquido tem menos química que o em pó, ele desbota menos as roupas, sendo mais indicado para lavagem de peças escuras e delicadas – isso faz com que elas durem mais, sem perder a cor original. - ​​Por fim, é importante frisar que os dois tipos de sabão trazem bons resultados.

O sabonete de argila cinza atua na renovação celular da pele, possui propriedades reguladoras da seborréia, auxilia no clareamento de manchas e na eliminação dos cravos e espinhas.

Tipos de sabões produzidos com a saponificação

  • Sabão de sódio: geralmente mais duro, trata-se do tipo mais comum;
  • Sabão de potássio: macio, usado em cremes de barbear;
  • Sabão de amônio: líquido, utilizado em xampus.

O primeiro deles é usar limão. Anote aí: pingue algumas gotas do suco de limão no óleo usado e peneirado e leve ao fogo para esquentar um pouco. Depois, deixe esfriar e retorne esse óleo para a garrafa pet. E o segundo macete é usar batata inglesa.