Como é feito o detergente?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Composição: Alquil benzeno sulfonado de sódio linear, alquil bezeno sulfonato de trietanolamina, lauril éster sulfato de sódio, coco amido propil betaína, sulfato de magnésio, EDTA, formol, corante, perfume e água, Contém tensoativo biodegradável.

água

A água, além de ser essencial para a vida, é a principal matéria-prima dos produtos desenvolvidos pela Ypê e por isso, iniciativas de racionalização do uso da água são tratadas de maneira prioritária e consciente pela companhia, desde sua fundação.

Composição química dos detergentes
Os detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.

Hoje, o detergente em pó, popularmente conhecido como sabão em pó, é composto basicamente por 12% de surfactantes (tensoativos), 12% de builders, 6% de ingredientes auxiliares e 70% de auxiliares de produção ou cargas.

Componente ativo, glicerina, coadjuvantes, conservantes, sequestrante, espessantes, corante, fragrância e água. Componente ativo: linear alquilbenzeno sulfonato de sódio. Tensoativo biodegradável.

Na fabricação de detergentes, o pH é usado para diferenciar os tipos o produto, pois cada um desses tem uma função distinta e são eficazes para limpezas de materiais e superfícies específicos. De forma geral, temos no mercado os detergentes neutros, os ácidos e os alcalinos.

Composição química dos detergentes
Os detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.

Durante a Primeira Guerra Mundial houve falta de gordura para se produzir sabões na Alemanha, porque houve um bloqueio dos países aliados. Assim, em 1916, dois químicos alemães, H. Gunther e M. Hetzer, conseguiram desenvolver o primeiro detergente sintético de uso comercial, chamado de Nekal.