O que pode substituir a soda cáustica para fazer sabão?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

duas colheres de sopa de açúcar e duas barras de sabão além disso vamos precisar também de um litro de água ea gente começa ralando os abandonou rolando maior tenho dois tipos de hallack.

Soda Cáustica em Escamas / Escamada.

Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.

Para preparar um sabão líquido, leve ao fogo 1 litro de água com 10 frutos e deixe ferver por, pelo menos, 20 minutos (você vai notar bastante espuma) e depois apague. Espere esfriar, coe e adicione um perfume – que pode ser do óleo essencial de sua preferência.

Qualquer sabão/sabonete verdadeiro que você comprar no mercado tem que ter sido feito com a soda cáustica (hidróxido de sódio ou potassio).

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

O sabão básico contém três ingredientes principais:

  • óleo ou gordura (óleo é simplesmente gordura líquida);
  • lixívia (ou álcali); e.
  • água.

A glicerina é um ótimo umectante e fico extremamente feliz em saber que é subproduto na produção de sabonetes artesanais. O artesão-saboeiro não retira a glicerina do sabão, ao contrário do que ocorre na produção de sabonetes industriais.

Álcool. A sua adição ocorre porque a solubilização do óleo é melhor no álcool do que em água. Assim o endurecimento do sabão caseiro se torna mais rápido.

O que é melhor, Diabo Verde ou soda cáustica? Ao falar em desentupimento, muitas pessoas acabam ficando em dúvida de qual produto é mais eficiente, se é a soda cáustica ou o Diabo Verde. No entanto, não existe muita diferença, pois os dois são produtos altamente corrosivos.