O que não pode misturar com soda cáustica?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Quem trabalha com soda cáustica, geralmente sabe: nunca se mistura a água à soda e sim a soda à água (neste caso, a ordem dos fatores altera o produto), e o motivo para essa regra de segurança é explicado pela termoquímica.

Ao contrário, quando esses produtos são misturados, acabam se neutralizando. Nesse cenário, além de essa combinação super alcalina não dar conta de eliminar a sujeira, a mistura pode corroer as superfícies.

Tratamento de intoxicação por substâncias cáusticas

  • Beber água ou leite pode diluir a substância cáustica.
  • Às vezes, cirurgia para reparar o dano.
  • Evitar esvaziamento do estômago.

A maioria das receitas leva a mistura de álcool com soda cáustica e essa combinação pode ser explosiva, segundo o cirurgião plástico. “Fazer sabão de álcool tem sido uma prática muito comum, mas a soda quando entra em contato com o álcool faz a mistura borbulhar e pode 'explodir'.

A reação é exotermica, ou seja, libera calor. A temperatura da mistura sobe rápido e chega a ferver a água. o NaOH libera calor para dissolver na água e a reação do alumínio com a solução também libera calor.

O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base. Toda reação ácido-base é exotérmica, isto é, gera calor. Aqui já dá para ver uma das limitações do uso do vinagre, gera calor e calor potencializa o ferimento.

O hipoclorito é o resultado da mistura de cloro com uma mistura de soda cáustica, aquosa e alcalina com uma pequena porcentagem de cloro ativo. Ele é matéria-prima da água sanitária e é usado para desinfetar água destinada ao consumo humano, piscinas e na limpeza de casas e hospitais.

Então, o mais importante é que você busque trocar a soda por outras substâncias mais leves e que também ofereçam um bom resultado na limpeza e desentupimento. O que é mais forte, soda cáustica ou Diabo Verde? As duas substâncias são fortes e altamente corrosivas. Sendo assim, não existe muita diferença.

Nunca misture água sanitária com bicarbonato de sódio ou com outras substâncias e produtos de limpeza. A reação pode ser perigosa!

Como potencializar a soda cáustica? Em contato com a água, a Soda Cáustica sempre terá uma reação exotérmica, ou seja, irá aquecer significativamente, chegando até 100 graus.

Sabão caseiro em barra com óleo de cozinha
Você pode utilizar esse tipo de sabão para lavar panelas com manchas de gordura e limpar fogões. Em um balde, dissolva a soda cáustica em 1 ½ litro de água quente. Adicione o sabão em pó e o restante da água quente, mexendo bem com uma colher de pau.

É um composto reativo, e reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) formando sal e água. Reage de forma violenta com metal alumínio, formando gás hidrogênio. Reage com óxidos ácidos produzindo sal e água.