Por que o sabão em pó e azul?

Perguntado por: tmoreira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Antigamente, muitos brasileiros lavavam roupas com anil, um corante azulado que deixava as peças mais brancas. Quando o OMO, o primeiro sabão em pó do Brasil, foi criado, foi preciso escolher uma cor para o produto e, seguindo a tradição, decidiram fabricá-lo com uma coloração parecida com a do anil.

Por que o sabão em pó é azul e a espuma branca?

Em determinados sabões em pó são encontrados clarificantes ópticos,ÂÂ que são corantes que absorvem luz ultravioleta, emitindo luz fluorescente azul. Desta forma, através da luz azul, a cor amarela é mascarada para o olho humano, apesar de ainda estar presente no tecido.

A fórmula do sabão em pó varia de acordo com a marca e fabricante, mas basicamente, o sabão em pó é composto basicamente por 12% de surfactantes (tensoativos), 12% de builders, 6% de ingredientes auxiliares e 70% de auxiliares de produção ou cargas.

Omo

1957: Omo, até sinônimo de categoria
Lançado pela Unilever na Inglaterra já na década de 1940, o sabão em pó Omo chega ao mercado brasileiro, onde se tornaria sinônimo de categoria entre os detergentes lava-roupa. O significado dessas três letras é Old Mother Owl, ou a “velha mãe coruja”.

Uma dica para deixar as roupas cheirosas é usar o sabão em pó OMO Proteção Antiodor, pois ele possui uma tecnologia exclusiva que neutraliza as moléculas responsáveis pelo mau odor, ao invés de apenas mascarar.

Com o tempo ele vai formando uma crosta escura e úmida. Isso pode ocasionar nas roupas saírem manchadas, duras e ásperas da lavagem, em vez de limpas. Além disso, esse acúmulo pode danificar as peças que fazem a máquina funcionar, ao impedir as engrenagens de girarem ou provocar uma sobrecarga no motor.

O sabão em pó possui uma maior quantidade de aditivos (como o cloro), sendo assim mais agressivo do que o líquido para a roupa. Por outro lado, o sabão líquido deixa menos resíduos na lavadora e pode ser facilmente dissolvido durante o ciclo da lavagem.

Robert Spear Hudson

Robert Spear Hudson passou a produzir um tipo de sabão em pó em 1837, socando o sabão com pilão.

Ainda assim, em geral, os sabões em pó costumam ter um pH de 11,5, o que faz dele uma substância alcalina. Já o sabão líquido costuma ter um pH bem mais baixo, entre 7 e 8, sendo assim considerado uma substância neutra que é o caso do OMO Lavagem Perfeita.

A espuma pode ser derivada do sabão, detergente, xampu, em geral de materiais orgânicos que passam por uma agitação. Elas são um conjunto de bolhas gasosas envolvidas por uma camada líquida.

A marca Khan Al Saboun, pertencente a empresa Bader Hassen & Sons, criou o sabonete mais caro do mundo. Disponível pelo valor de US$ 2.800, o item contém ouro e pó de diamante. O sabonete foi inventado em 2013 para ser um presente exclusivo para a primeira-dama do Catar.