O que não misturar com soda cáustica?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Quem trabalha com soda cáustica, geralmente sabe: nunca se mistura a água à soda e sim a soda à água (neste caso, a ordem dos fatores altera o produto), e o motivo para essa regra de segurança é explicado pela termoquímica.

A maioria das receitas leva a mistura de álcool com soda cáustica e essa combinação pode ser explosiva, segundo o cirurgião plástico. “Fazer sabão de álcool tem sido uma prática muito comum, mas a soda quando entra em contato com o álcool faz a mistura borbulhar e pode 'explodir'.

Metais pesados, substâncias oxidáveis, carvão ativado, amoníaco, aminas, hidrazina, metaisalcalinos. sulfúrico, e solventes orgânicos. Cálcio, Álcool Alílico, Dimetilformamida e Água (forma gases tóxicos).

A reação é exotermica, ou seja, libera calor. A temperatura da mistura sobe rápido e chega a ferver a água. o NaOH libera calor para dissolver na água e a reação do alumínio com a solução também libera calor.

É um composto reativo, e reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) formando sal e água. Reage de forma violenta com metal alumínio, formando gás hidrogênio. Reage com óxidos ácidos produzindo sal e água.

O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base. Toda reação ácido-base é exotérmica, isto é, gera calor. Aqui já dá para ver uma das limitações do uso do vinagre, gera calor e calor potencializa o ferimento.

O hipoclorito é o resultado da mistura de cloro com uma mistura de soda cáustica, aquosa e alcalina com uma pequena porcentagem de cloro ativo. Ele é matéria-prima da água sanitária e é usado para desinfetar água destinada ao consumo humano, piscinas e na limpeza de casas e hospitais.

Isso seria extremamente caro e inviável. Mesmo assim, o resultado seria passageiro. De acordo com o químico o material “iria durar por uma fração de segundos antes de se degradar.” Parte da razão de ser tão difícil essa fusão é devido à natureza imprevisível dos elementos.

Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples, sejam compostas, sem que ocorra uma transformação química desses compostos. As propriedades físicas das misturas, como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, serão diferentes das substâncias puras envolvidas nesse sistema.

A alotropia ocorre quando um elemento químico origina duas ou mais substâncias simples diferentes entre si. Alguns exemplos são: carbono, oxigênio, enxofre e fósforo.