Pode jogar remédio no vaso sanitário?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Não descarte medicamentos no vaso sanitário, ou no lixo comum. Os remédios têm substâncias que podem contaminar o solo e a água e trazer riscos à população e ao meio ambiente.

De modo geral, o consumidor final faz o descarte de medicamentos líquidos em pias e vasos sanitários e, de produtos sólidos, como comprimidos e cápsulas, no lixo doméstico. Bisnagas e frascos vazios ou com sobras são jogadas diretamente no lixo.

Algumas pessoas têm o hábito de dissolver os medicamentos e jogá-los na pia, o que também não é uma solução. “Esse ato acaba contaminando a água de consumo, e o sistema de tratamento de esgoto não é capaz de eliminar todas as substâncias químicas presentes”, afirma o docente.

No município de São Paulo o descarte de medicamentos pode ser realizado em farmácias e drogarias habilitadas espalhadas pela cidade, além de poderem ser entregues em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS. Regulamenta o § 1º do caput do art.

Continue a leitura e confira!

  1. Descarte a embalagem secundária. As caixas de papel dos remédios e suas bulas não entram em contato direto com os medicamentos. ...
  2. Leve os frascos aos pontos de coleta. ...
  3. Descarte os medicamentos líquidos que sobrarem. ...
  4. Analise cada um dos medicamentos.

Com água sanitária
Para pequenos entupimentos, quando ainda não há muita água no vaso sanitário, muitas vezes apenas jogando 2-3 xícaras de água sanitária no vaso, esperando esse produto agir (cerca de 1 hora) e depois dando uma boa descarga, o problema pode se resolver.

Os remédios jamais devem ser jogados diretamente no lixo dentro de sua embalagem original. Segundo ele, o líquido de frascos deve ser jogado na pia ou no vaso sanitário. O recipiente precisa ser lavado, para evitar que outras pessoas consumam o medicamento vencido.

Na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso, indique, ao paciente, a procura de um posto de coleta. Há farmácias, drogarias, postos de saúde e hospitais que prestam esse serviço. Entre em contato a Vigilância Sanitária ou Secretaria da Saúde do seu município para maiores informações.

Riscos de dar descarga com a tampa aberta
Além do alto alcance, os germes podem durar até 6 horas na superfície do seu banheiro. Algumas dessas partículas resultantes da descarga podem comportar patógenos como E. coli, C. difficile, norovírus e adenovírus, que podem causar doenças e outras complicações de saúde.

A prática de jogar medicamentos em desuso no lixo ou na descarga de casa pode gerar danos aos solos e aos mares. Uma vez descartado no lixo comum, o medicamento pode soltar substâncias químicas nocivas aos solos, afetando também os animais ou qualquer pessoa que entre em contato com o local afetado.

Medicamentos Alopáticos sólidos (antibióticos,antiinflamatórios e etc) devem ser descartados em locais próprios que recolham resíduos de saúde. Medicamentos Alopáticos líquidos podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.

O Brasil ainda não possui uma legislação especifica que trate do descarte de medicamentos por parte do consumidor doméstico. Cabe ao consumidor fazer o descarte consciente junto aos postos de coleta adequados como farmácias, unidades básicas de saúde, caminhões de coleta especial ou supermercados.

Farmácias e unidades de saúde são pontos de descarte de remédios vencidos. Diferentemente do que se imagina, remédios que passaram da data de validade ou que sobraram de algum tratamento não podem ser descartados no lixo comum.

Tomar remédio vencido faz mal? A resposta curta é sim! Medicamentos fora de validade por um, dois meses ou até dias podem ter mais prejuízos do que benefícios. Embora seja tentador resgatar aquele remédio de dor de cabeça esquecido no fundo da caixa de remédio (sua farmácia particular), o seu consumo não é recomendado.

O remédio vence esse mês, posso tomar? Sim, é possível tomar o medicamento desde que ele não tenha passado da data de validade. Ou seja, você pode fazer o uso do remédio até o momento em que ele chegar no seu prazo, depois disso o uso não é recomendado.