Quais os sintomas de ácido úrico baixo?

Perguntado por: ibarbosa6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O ácido úrico baixo não costuma provocar sintomas, já que é uma condição pouco comum, mas quando se apresentam, podem vir em sinais graves como:

  • Insuficiência renal aguda (IRA);
  • Cálculo renal;
  • Síndrome neurológica;
  • Confusão mental/Encefalopatia posterior reversível (PRES).

A falta de ácido úrico no sangue também assinala um desequilíbrio no organismo. A essa condição chamamos de hipouricemia. Embora seja mais rara, a hipouricemia está relacionada a problemas hepáticos e renais.

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

Os pacientes sob maior risco são aqueles com pH da urina persistentemente abaixo de 5.5 e uma excreção urinária de ácido úrico maior que 1100 mg por dia (o valor normal é menos que 800 mg/dia). Um valor assim tão elevado de ácido úrico na urina só costuma ocorrer nos pacientes com hiperuricemia acima de 9,0 mg/dl.

O exame de ácido úrico pode ser feito através do exame do sangue ou através da analise da urina, sendo que os valores de referência são: Valor de referência de ácido úrico no sangue: Mulher: 2,4 – 6,0 mg/dL. Homem: 3,4 – 7,0 mg/dL.

O tratamento para ácido úrico
Em geral, o tratamento, inclui fármacos para baixar os níveis de ácido úrico, como alopurinol, probenecida ou sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.

O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos.

Durante as crises, frequentemente, o ácido úrico se encontra dentro dos níveis normais ou até mesmo em níveis baixos no sangue. Em contrapartida, pessoas que não têm gota podem apresentar níveis elevados de ácido úrico no sangue.

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de proteína presente nos alimento que ingerimos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido pelo nosso organismo.

Alimentos com baixo teor de purinas

  • frutas, suco de frutas;
  • café, leite desnatado, queijo Minas frescal, iogurte desnatado;
  • arroz, massas, pães, biscoitos, cereais;
  • verduras e legumes (exceto os citados anteriormente);
  • nozes;
  • azeite, azeitona;
  • pipoca;
  • óleos.

O paciente que tiver os sintomas deve procurar um clínico geral que irá fazer os primeiros exames e fazer um encaminhamento para um reumatologista. As unidades de saúde que possuem a especialidade são: HBDF, HRAN, HRC, HRPa, HRG, HRS e HRT.

A hiponatremia leve pode ser tratada por meio da restrição da ingestão de líquidos para aproximadamente um litro por dia. Se um diurético ou outro medicamento for a causa, a dose é reduzida ou o medicamento é suspenso. Se a causa for uma doença, ela é tratada.

Chá de cavalinha
A cavalinha é uma planta com propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias que estimula a produção de urina e, dessa forma, ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo.

No sangue, o ideal é que a média do ácido úrico esteja entre 2,5 a 3 mg/dL para estar saudável. "Depende de pessoa para pessoa. Alguns ultrapassam essa média, mas o mais importante é não estar acima de 7 mg/dL". Por ser um distúrbio químico, a hiperuricemia não tem uma cura efetiva.

Sim, quem tem ácido úrico alto pode comer ovo! Contudo, a ingestão deve ser moderada, para não agravar o quadro. A ingestão moderada de ovos significa que o consumo não deve passar de 1 a 2 ovos por dia.