Quais os sintomas da urticária nervosa?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Lesões avermelhadas e elevadas que aparecem e desaparecem sem deixar marcas, normalmente com duração de menos de 24 horas e que, na maioria das vezes, são acompanhadas de uma coceira intensa e quase insuportável, às vezes com sensação de ardor ou queimação. Assim vivem os mais de um milhão de pacientes com urticária.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

No caso da urticária nervosa tentar reduzir a ansiedade e estresse ajudaria um pouco. Mas em uma crise aguda, o que fazer? A base do tratamento da urticária é o uso de antialérgicos. Pode-se usar até 4x a dose normal recomendada em bula.

Segundo a psicóloga Ellen Moraes, fatores que podem desencadear a urticária nervosa são ansiedade extrema, situações de grande estresse, traumas emocionais e problemas cotidianos em que as pessoas não estão acostumadas a lidar.

Os sintomas da alergia emocional podem surgir em forma de:

  1. Coceira;
  2. Vermelhidão na pele;
  3. Suor em excesso;
  4. Falta de ar.

De acordo com o tempo de duração, a urticária pode ser: – aguda: quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas; – crônica: quando os sintomas duram por seis semanas ou mais.

Portanto, aqui vai outra dica: se alguém com urticária começar com inchaço na região da boca é importante procurar um serviço médico antes que o edema alcance a garganta.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

Queijos, ovos. Carnes defumadas e salames. Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).

Remédios Antialérgicos Para Urticária

  • Antialérgico Histamin Creme 10mg/g 30g. ...
  • Maleato de Dexclorfeniramina 10mg Genérico EMS 30g. ...
  • Fexx 120mg 10 Comprimidos.
  • Fexx 180mg 10 Comprimidos.
  • Fexx 60mg 10 Comprimidos.
  • Loratadina 10mg Merck 12 Comprimidos.
  • Histamix 10mg Quesalon 12 Comprimidos.
  • Alergaliv 10mg Legrand 15 Comprimidos.

A maioria dos casos de urticária são benignos, mas reações alérgica mais severas podem ocorrer. O grande perigo é o desenvolvimento do angioedema e da anafilaxia.

Dentre os casos de urticária crônica, até 45% deles são provocados pela associação com alguma doença subjacente, normalmente atrelada a doenças autoimunes. Os principais exemplos são a doença celíaca, lúpus, artrite reumatoide (AR) ou até mesmo a diabetes tipo 1.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.