Qual a relação entre ureia e creatinina?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Assim como a creatinina, a ureia também é eliminada pelos rins. Elevações nos níveis sanguíneos de ureia são um sinal de mau funcionamento dos rins. Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável.

Quando um médico solicita um exame de ureia e creatinina, em conjunto, ele deseja saber se os rins de uma pessoa estão funcionando normalmente.

Normalmente a relação ureia/creatinina é em média 30. Como a ureia sofre o processo de reabsorção tubular, após a filtração, e o mesmo não acontece com a creatinina, qualquer condição que estimule a reabsorção tubular de sódio irá levar ao aumento sérico de ureia desproporcionalmente ao da creatinina.

Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal. O que é creatinina?

Quando o exame aponta concentração acima do que é considerado normal dá-se o nome de hiperuremia, sendo considerados muito preocupantes valores acima de 200 mg/dl, podendo levar ao óbito.

Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável. Isso acontece porque a ureia pode vir alterada em casos de desidratação, uso de diuréticos, sangramento digestivo, alimentação rica em proteínas ou doença do fígado, tornando o exame menos específico.

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

Em geral, nas causas de azotemia pré-renal, aumenta menos a creatinina e mais a ureia. Aumentos por causas renais e pós-renais são produzidas em casos de insuficiência renal aguda ou crônica, quando cerca de 75% da taxa de filtração glomerular está comprometida.

Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal. Tal como a creatinina, existem outras substâncias (por exemplo, a ureia, o potássio e o fósforo) que por deficiência de filtração “renal” (glomerular) aumentam no sangue.

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Crianças menores de 1 ano: maior que 9mg/dL e menor que 40mg/dL; Crianças acima de 1 ano: maior que 11mg/dL e menor que 38mg/dL; Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Alguns exemplos de alimentos diuréticos incluem melancia, abacaxi, aipo e pepino. Adicionar esses alimentos à dieta mantém os rins saudáveis e reduz os níveis de creatinina no corpo.

Resultados normais: Os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL (miligramas por decilitro de sangue).

Quando ocorre elevação de ácido úrico ou ureia no sangue é fundamental restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, pato, miúdos, embutidos e frutos do mar) e alimentos/condimentos industrializados como caldos de carne e sopas instantaneas.