O que é uma memória cinestésica?

Perguntado por: dmata9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

A memória cinestésica é a capacidade do cérebro de registar movimentos e sensações, e de assimilar informação sobre os movimentos do corpo e as sensações associadas. A memória cinestésica é utilizada na execução de gestos e movimentos, bem como na aprendizagem de novas capacidades motoras.

Significado de Cinestésico
adjetivo Relativo a cinestesia, conjunto de sensações através das quais se torna possível perceber os movimentos musculares, por meio dos estímulos do próprio organismo. Etimologia (origem da palavra cinestésico).

Cinestésicos: mão na massa
Para estes alunos, não basta apenas ler ou ouvir as explicações do professor. Eles precisam entender o conteúdo na prática, com a mão na massa. Por isso, a dica é estar sempre em movimento, fazendo algumas pausas relaxantes durante os estudos.

O sinestésico é aquele que é capaz de misturar vários sentidos, como por exemplo, pessoas que conseguem ouvir um movimento visual ou sentir cheiro vendo uma imagem. Cinestésicos preferem conforto à beleza e sempre buscam o bem-estar.

A definição de cinestésico se relaciona com o conceito de sinestesia, que consiste em uma junção de diferentes sentidos. Sabe quando você ouve um som em sua mente simplesmente ao ver uma imagem estática? Essa é uma relação sinestésica, assim como enxergar uma cor ao sentir um cheiro.

Por exemplo, o indivíduo é estimulado por uma cor azul, como o céu azul, e sente ao mesmo tempo o cheiro de um morango, que não está presente no contexto de estimulação. Há também uma tendência em se considerar cinestesia como sinônimo de propriocepção.

Estudantes cinestésicos têm como principal característica a aprendizagem por meio de experiências. Aulas práticas, que tenham a ver com montar e desmontar objetos ou lidar com questões reais, costumam atrair esse tipo de aluno, assim como os trabalhos em grupo.

O cinestésico precisa de conforto e contato físico para se sentir participar de qualquer evento. Nesse sentido, nunca deixe ele esperando sozinho por muito tempo e principalmente nunca o deixe num ambiente desconfortável.

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Visuais: aqueles que precisam ver imagens e gráficos para visualizar. Auditivos: aqueles que precisam ouvir as informações. Cinestésicos: aqueles que precisam se envolver em uma atividade para compreender um conceito.

Como assim? Por exemplo: se você descobre que é mais visual, por exemplo, vai bem ler bons livros,artigos, etc e fazer anotações ou mapas mentais. Se você descobre que é auditivo: é bem interessante buscar ouvir audiobooks ou gravar sua própria voz e escutar.

O que é a aprendizagem cinestésica? A aprendizagem cinestésica é um método utilizado em diversos contextos de ensino e troca de conhecimento. Nela as pessoas dão preferência por aprenderem de forma interativa, a como fazer e lidar com situações cotidianas.

A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato.

Propriocepção é também chamado de cinestesia ou estímulos sensório-motores. Nada mais é do que: “A capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.

Uma pessoa cinestésica processa melhor as informações através do movimento ou do toque. Por exemplo, ao se comunicarem precisam tocar o seu ouvinte. O cinestésico corporal aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas.

Autodidata é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, utilizado para designar uma pessoa que tem a capacidade de aprender algo por conta própria, sem o auxílio de um professor ou mentor.