Como funciona a memória eidética?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

A memória eidética é a habilidade de ver um objeto em sua mente logo depois dele ser retirado de seu campo de vista. Acredita-se que a memória eidética é mais comum em crianças e pré-adolescentes, e que ela pode durar um pouco mais que um segundo.

Porém, especialistas e cientistas explicam que memórias fotográficas perfeitas não existem, pois os indivíduos são incapazes de lembrar de imagens vistas detalhadamente. Conhecida também como memória eidética, essa característica faz parte de um conjunto de memórias, cuja principal característica é a maior visualidade.

A boa notícia é que existem formas para treinar esse tipo de memória e desenvolvê-la.

  1. Complete seus resumos com fotos. ...
  2. Abuse de gráficos, tabelas e mapas mentais. ...
  3. Faça associações. ...
  4. Se atente a detalhes. ...
  5. Estude atualidades por vídeo. ...
  6. Não deixe de conferir materiais teóricos. ...
  7. Cuidados com a concentração.

A memória eidética, também conhecida como fotográfica, envolve a habilidade de memorizar imagens, nomes, palavras e números com extrema precisão. Essa característica acompanha as pessoas de nascença — ou seja, não é possível desenvolvê-la depois.

Outro mito que deve ser esclarecido é o fato de que a memória fotográfica é inata. Apesar de existirem pessoas com mais facilidade para aprimorar essa soft skill, ela pode ser desenvolvida com treinamentos e exercícios.

De acordo com estudo, de Ralph Norman Harber, um dos maiores estudiosos do área, uma a cada dez crianças apresenta a habilidade da memória eidética. Essa quantidade foi calculada devido ao resultado da pesquisa, que apontou que 8% das crianças envolvidas mostraram ter essa característica.

Memória prospectiva é a memória do que ainda vai acontecer – compromissos agendados para o futuro, como consultas médicas, compromissos sociais, reuniões de trabalho, etc. Pessoas com TDAH têm problemas com a memória prospectiva e sem um lembrete do que precisam fazer, na maioria das vezes, elas simplesmente esquecem.

O estudante de Belo Horizonte Maike Anthony dos Santos Silva, 17 anos, contou à CNN neste domingo (21) sua técnica para vencer o Guinness World Records de memorização. Ele conseguiu se lembrar do maior número de casas decimais, com 10.122 dígitos.

Primeiramente, vamos ao conceito: memória fotográfica é a capacidade de nos lembrarmos de maneira exata de coisas que já vimos ou vivemos. Portanto, a memória fotográfica funciona como uma fotografia que guardamos no nosso cérebro e que podemos recuperar a qualquer momento.

Habilidades de memória eidética
Atualmente, o personagem Sheldon Cooper (interpretado por Jim Parsons) de “The Big Bang Theory” é um exemplo de memória eidética. Sheldon se lembra com grande precisão de acontecimentos de sua vida e ainda cita a data completa, com mês e dia.

A única maneira de distinguir uma memória verdadeira de uma falsa é ver como e quando a memória foi lembrada pela primeira vez — e mesmo isso não pode lhe dizer com certeza se algo é verdadeiro, falso ou mentira. Mas é uma abordagem muito melhor do que apenas usar seu pressentimento para decidir.”

Memória fotográfica: apenas 1% das pessoas no mundo passa nesse teste.

Imagens eidéticas são a capacidade de lembrar uma imagem com tantos detalhes, clareza e precisão que é como se a imagem ainda estivesse sendo percebida. É não é perfeito, pois está sujeito a distorções e acréscimos (como a memória episódica), e a vocalização interfere na memória".

A memória episódica é um subsistema mnemônico responsável por receber e armazenar informações sobre determinados episódios ou eventos temporalmente datados, existindo uma relação espaço-temporal entre eles.

Estas memórias surgem sempre quando nos deparamos com algo que faz este resgate. Os responsáveis por trazer essas lembranças à tona podem ser ambientes, cores, um cheiro, um acontecimento, uma brincadeira e até uma viagem. Isto é o que chamamos de memória afetiva.

1% da população passa neste teste de memória fotográfica.