Quem tem otite pode fazer lavagem?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Aliás, essa avaliação é importantíssima não só para determinar se a limpeza é necessária, mas se ela poderá ser feita e até o método usado. Por exemplo, a lavagem de ouvido é contraindicada em pessoas com perfuração na membrana do tímpano, infecções ativas e otites, por exemplo.

Relação entre ouvido e nariz em um quadro de otite
Para tratar esses problemas todos, recomenda-se, além de outras coisas, higienizar o nariz. “A melhor forma de fazer essa higienização é utilizando solução nasal em jatos”, afirma o Garchet.

Não introduza objetos que possam ferir a pele para limpar ou coçar o ouvido; Enxugue a orelha com cuidado, usando uma toalha macia enrolada na ponta do dedo; Evite o uso de cotonetes.

Enxugar as orelhas com uma toalha macia e limpa, tomando o cuidado de não pressionar nem inserir profundamente. – Nunca pingar nos ouvidos soluções caseiras sem o conhecimento médico.

Riscos de fazer a lavagem de ouvidos por conta própria
Possível perfuração do tímpano; Infecções ou inflamações no ouvido; Sensação temporária de vertigem; Perda de audição.

Em geral, a lavagem de ouvido não deve ser realizada se a pessoa estiver com uma infecção no ouvido ou se tiver uma história de cirurgia do ouvido ou de perfuração do tímpano.

Vale ressaltar que a inflamação que constitui a otite se deve ao acúmulo de secreção no ouvido, assim como acontece no nariz quando há gripe ou resfriado. Quando a lavagem nasal é feita corretamente não há efeitos colaterais como dor de ouvido e otites.

A otite crônica é causada pelo bloqueio da tuba auditiva, responsável por conectar o ouvido médio à parte posterior do nariz, devido a lesões no ouvido. O quadro pode se agravar após uma infecção na garganta ou nariz, como no caso de resfriado, ou depois de entrar água no ouvido médio durante a natação ou um banho.

Evite molhar os ouvidos durante o tratamento. Durante o banho, você pode colocar uma bola de algodão revestido com vaselina na orelha.

Uma infecção crônica do ouvido pode piorar após: Você ter um resfriado. Água entrar em seu ouvido médio através da perfuração timpânica enquanto você está tomando banho ou nadando.

Surgimento de vertigens: a lavagem pode interferir com os líquidos naturalmente presentes no ouvido, causando a sensação temporária de vertigens; Perda temporária da audição: caso a lavagem cause algum tipo de inflamação no ouvido.

A otite média costuma iniciar com um quadro viral, com gripes e resfriados, e a secreção nasal sobe ao ouvido médio em cinco a sete dias. O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias.