É possível diminuir o grau?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

É possível o grau do óculos diminuir? Não é possível o grau do óculos diminuir naturalmente, a única exceção são casos raros de hipermetropia em pessoas muito jovens, que ao crescerem ajustam a correção ocular. No entanto, na maioria dos casos só é possível diminuir o grau dos óculos por meio da cirurgia refrativa.

Lentes de contato x óculos de grau
Essa é a forma mais prática e rápida para deixar de usar óculos de grau. A solução é possível para todas os erros de refração, hipermetropia, miopia e astigmatismo, também podendo ser utilizado como solução para casos de presbiopia.

A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia. E claro, além das suposições acima, é possível sim, que seu grau tenha oscilações entre as consultas.

Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis.

O astigmatismo não tem cura, aplicando o uso correto de óculos ou lentes, é possível uma diminuição em seu grau. Há também a possibilidade de uma cirurgia de correção laser, recomendada quando ocorre a estabilização do grau, geralmente a partir dos 21 anos. Naturalmente o grau não irá diminuir, muito menos sumir.

É possível o grau do óculos diminuir? Não é possível o grau do óculos diminuir naturalmente, a única exceção são casos raros de hipermetropia em pessoas muito jovens, que ao crescerem ajustam a correção ocular.

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

Cirurgia refrativa: condições necessárias para fazer
Em geral, a cirurgia refrativa pode ser realizada por qualquer pessoa que apresente estabilidade do grau por no mínimo um ano, ou seja, não tenha apresentado aumento ou diminuição considerável no período avaliado. Em geral, isso se dá após o período da adolescência.

A regressão da miopia pode ser natural, mas, às vezes, pode mascarar alguma mudança no organismo. Segundo Bechara, pode indicar erro de diagnóstico numa consulta anterior, sinal de alguma doença, como diabetes, ou gravidez.

Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

21 anos de idade

Geralmente, por volta dos 18 a 21 anos de idade, o grau se estabiliza. Porém, devido a diversos fatores que podem interferir no controle do crescimento ocular e do avanço da miopia, podem ocorrer aumentos de grau até os 30 anos de idade e além.

Em tempo, já vamos adiantar um dos mitos mais populares: não, o uso de óculos (ou a falta dele) não interfere para aumentar o grau de erros de refração. Isso vale tanto para a miopia quanto para o astigmatismo.

Procure seu oftalmologista
Caso você tenha miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a consulta é a melhor maneira de saber se seu grau aumentou.

Astigmatismo estabiliza? Por fim, o astigmatismo também pode estabilizar ou seja, a pessoa passa a não ter alterações em seu grau durante 12 meses, isso geralmente acontece a partir dos 21 anos.