Como saber se os óculos estão corretos?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A melhor forma de como saber se o grau dos óculos está correto é levá-lo ao oftalmologista com a receita assim que ficarem prontos. O profissional irá avaliar as lentes e confirmar se foram fabricadas corretamente.

Óculos com grau errado: principais sintomas

  1. Falta de foco.
  2. Visão deficiente quando um dos olhos está fechado.
  3. Esforço visual excessivo.
  4. Dores de cabeça ou tonturas.
  5. Vertigem ou náusea (não ligadas a uma condição de saúde).

O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos, Você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando. Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos incorreta, também podem dificultar na adaptação com o óculos.

A razão para tanto recai no centro visual do cérebro. Ele primeiro precisa se adaptar às novas e grandemente modificadas condições visuais. Isso também afeta as pessoas que receberam lentes prescritas com um grau diferente de antes ou que escolheram uma nova armação ou um tipo diferente de óculos.

Na primeira vez que você colocar os óculos, tudo pode parecer embaçado. Você pode até desenvolver dor de cabeça e náusea enquanto se adapta à visão através de lentes corretivas. Tudo isso é normal. Esses sintomas são muito comuns com os novos óculos e geralmente duram somente alguns dias.

Com isso, utilizar óculos com o grau errado – como aquele par antigo, de um amigo ou, pior ainda, comprados em farmácias e comércios informais – pode, na verdade, piorar a visão do paciente a longo prazo, uma vez que essas lentes não conseguirão resolver ou aliviar os problemas oculares que o acometem.

Após notificado sobre o erro, o profissional poderá reavaliar o paciente e realizar novos exames, para que a prescrição do grau correto possa ser feita. Durante a nova avaliação é muito importante que o paciente fale sobre os sintomas e desconfortos causados pelo erro.

Primeira regra: a armação deve acompanhar a linha da sobrancelha. Segunda regra: a ponte da armação deve ser ajustada corretamente a cada tipo (ou tamanho) de nariz. Terceira regra: o tamanho da armação deve ser compatível com a estatura da pessoa.

Tensão ocular
A tensão ou fadiga ocular é outra sensação comum ao usar óculos pela primeira vez. Pode resultar de seus olhos ficarem cansados ​​e doloridos antes de se acostumarem com as novas lentes.

O acetato é um material maleável que pode ser facilmente ajustado encaixar perfeitamente em qualquer rosto, por isso é tão utilizado na indústria ótica. Mas eventualmente, com o tempo, as armações de acetato podem ficar tortas com as hastes abertas e desniveladas.

As lentes não devem ter nenhuma faixa, bolha ou inserção, o que pode causar dores de cabeça ou cansar seus olhos. Quando pressionadas levemente com um dedo, as lentes não devem se mover.

O olho dominante é aquele que tem maior participação na sua visão, ou seja, é o olho que o cérebro mais recorre para captar informações visuais e transformar em imagens. Essa descoberta pode te ajudar em algumas atividades.

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.