Quem tem mioma pode menstruar?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

Os miomas podem causar dor, sangramento vaginal anormal, constipação, repetidos abortos espontâneos e uma vontade de urinar com frequência ou urgência. O médico faz um exame pélvico e geralmente uma ultrassonografia para confirmar o diagnóstico. O tratamento é necessário apenas se o mioma causar problemas.

Porém, é importante ficar atenta! Não é uma regra de que isso sempre vai acontecer, mas a hemorragia menstrual abundante, aquela que se estende por mais de 7 dias, é o sintoma mais frequente do mioma uterino, e podendo também acontecer fora do período menstrual.

É algo comum e tem um fator hereditário bastante importante. Além disso, ele não impede a mulher de engravidar. Mas é importante destacar que quando a mulher entra na menopausa, o tamanho do mioma diminui, podendo até sumir”, explica.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.

Os miomas podem causar sangramento uterino anormal (p. ex., menorragia ou menometrorragia). O sangramento da submucosa pode ser grave o suficiente para causar anemia. Se os miomas crescerem e se degenerarem ou se os miomas pediculados sofrerem torção, pode ocorrer pressão ou forte dor aguda ou crônica.

Miomas intramurais:
Podem levar a sintomas mais exuberantes que os dos miomas subserosos, como cólicas menstruais, dores abdominais, fluxo menstrual intenso e até anemia. Se estiverem próximos da cavidade uterina, podem eventualmente distorcê-la, interferindo na fertilidade.

- Agonista do GnRH :essa droga interrompe o ciclo menstrual por meio do bloqueio da atividade ovariana e pode promover a redução de 30 a 70% no volume dos miomas. Algumas vezes, são usados para diminuir o tamanho dos leiomiomas antes de uma cirurgia.

Principais tratamentos dos miomas uterinos
A pílula anticoncepcional é uma das principais medicações que podem ser indicadas nesses casos. Além do tratamento hormonal, o tratamento de miomas uterinos pode ser feito por meio de anti-inflamatórios, antifibrinolíticos e até mesmo suplementação de ferro.

Os miomas uterinos também podem ser a causa de abortos e infertilidade. Eles podem distorcer o útero e prejudicar a implantação do embrião, dificultando a gravidez.

Miomas que não provocam deformação da cavidade uterina
Pilula anticoncepcional de estrogênio e progesterona, adesivo anticoncepcional, anel vaginal com estrogênio e progesterona, anticoncepcional injetável hormonal (Depo-Provera), minipílula (pilula de progesterona), implante anticoncepcional ou camisinha masculina.

A pílula anticoncepcional e o anel vaginal, são boas opções para mulheres que já utilizaram e se adaptaram e podem ser utilizadas de maneira contínua, sem pausas, especialmente nas pacientes que apresentam anemia.