Quais são as doenças que afetam o sistema linfático?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

As doenças mais comuns do sistema linfático são o aumento dos gânglios linfáticos (conhecido como linfadenopatia), inchaço devido ao bloqueio linfonodal (também chamado de linfedema) e cânceres envolvendo o sistema linfático.

A posição vertical dos membros inferiores piora a situação de quem tem alguma doença do sistema linfático. O motivo é a dificuldade que os vasos apresentam em realizar o transporte do líquido de baixo para cima, uma vez que estão lesionados ou em mal funcionamento.

Se seu sistema linfático não está funcionando corretamente, você pode notar o acúmulo de líquido nos membros, como inchaço. Você verá o inchaço durante o dia, que pode melhorar à noite. Ao longo do tempo, o líquido pode não ir embora à noite e você pode ver as alterações na pele da região.

A linfocintilografia é considerada um exame de escolha na avaliação do sistema linfático, pois avalia a dinâmica linfática através dos canais linfáticos e das cadeias linfonodais. É indicada como ferramenta diagnóstica diante de suspeita clínica de linfedema e no acompanhamento da terapêutica instituída.

As principais estruturas que participam da resposta imunitária são os órgãos linfáticos: timo, baço, lifonodos e nódulos linfáticos. Os nódulos são agregados de tecido linfóide localizados nas mucosas dos aparelhos digestório, rspiratório e urinário.

A linfangite pode ocorrer por várias razões, sendo uma delas a presença de uma infecção, como a erisipela. Quando o sistema linfático fica inflamado, ele deixa de funcionar adequadamente, o que pode levar ao acúmulo de linfa.

Angiologista é o médico que se especializou em Angiologia e assim é indicado para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios das artérias, veias e vasos linfáticos.

Beber água ajuda a deixar tudo mais fluído no corpo. A hidratação é a chave para a saúde adequada e o funcionamento do sistema linfático, pois é composta principalmente de cerca de 95% de água.

Os sinais e sintomas comuns do linfedema são: Sensação de peso em alguns locais do corpo, como tórax, braço, perna ou abdome. Alteração da textura da pele, como enrijecimento e vermelhidão.. Dor, formigamento ou outro desconforto na região.

Sinais e sintomas que podem indicar um linfoma
Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin são o aumento dos gânglios do pescoço, das axilas ou da virilha, suor noturno em excesso, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.

O exame mais importante é a biópsia da região afetada. Frequentemente, retira-se um gânglio aumentado, comprometido pelo processo. Nesse material são realizados diversos estudos que definem, com bastante precisão, o tipo e subtipo de linfoma.

“O diagnóstico é feito por biópsia com imuno-histoquímica do tecido suspeito (linfonodo aumentado) ou, quando as células circulam no sangue podemos utilizar um exame chamado imunofenotipagem por citometria de fluxo”, o Dr. Bellesso esclarece.

Coletar e filtrar o excesso de líquido do corpo, através da linfa, e, depois, transferi-lo para o sangue; Absorver a gordura do intestino e transportar para o sangue, contribuindo para produção de linfócitos e desenvolvimento da imunidade; Transportar e remover resíduos e células “com defeito” do organismo.

Doenças linfática:
É o processo inflamatório dos vasos linfáticos que são, conforme já descrito, pequenos canais encarregados de transportar a linfa dos tecidos para os linfonodos (gânglios). A linfangite pode ter múltiplas causas, infecciosas ou não.

Ele é composto por vasos e gânglios linfáticos que se comunicam com o sistema venoso. As doenças que acometem esses sistemas são chamadas de doenças circulatórias e as mais comuns são Varizes, Aneurisma, Vasculite, Aterosclerose e Acidente Vascular Cerebral.