Qual o tipo de leucemia que é mais grave?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa costuma ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade. Por isso, o quanto antes for diagnosticada a doença, maiores as chances de cura.

Um dos mais comuns em adultos – e também o mais grave – é a leucemia mieloide aguda (LMA).

Leucemia linfoide crônica: um em cada três pacientes não precisa de tratamento.

A leucemia aguda linfoide (LLA) é mais comum em crianças e a mais curável dentre todos os tipos, com quimioterapia somente, sem a necessidade de transplante de medula em muitos casos.

12 de fevereiro de 2021 - 09:30 #Ceará #Hospital Infantil Albert Sabin #leucemia linfoide aguda #saúde. Considerado o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes, a Leucemia Linfoide Aguda (LLA), quando diagnosticada precocemente, tem cerca de 75% de chances de cura.

Pulmões, Coração e Fígado
Os cânceres do sangue podem formar metástases e afetar os pulmões e o coração. Isso é raro, mas pode acontecer. A leucemia também pode se espalhar para o fígado, que fica aumentado e sensível à medida que as células leucêmicas se acumulam.

Quando não tratada atempadamente, a leucemia aguda pode ser fatal e levar à morte do paciente. Contudo, com a realização de um diagnóstico atempado, o tratamento adequado pode ser administrado, de modo a evitar complicações e retardar a progressão da doença.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

A leucemia, tumor que afeta os glóbulos brancos, é a principal causa de morte infantil no Brasil e corresponde a 33% dos casos de câncer que afetam crianças e adolescente, de acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC).

Todos os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica devem evitar o tabagismo, uma vez que o fumo aumenta o risco de muitos tipos de câncer e pode aumentar ainda mais o risco de um segundo tipo de câncer. Para ajudar a manter a boa saúde, os ex-pacientes também devem: Atingir e manter um peso saudável.