O que desregula a pressão?

Perguntado por: aportela9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Hábitos pouco saudáveis - o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o diabetes, o tabagismo e o estresse, bem como a alimentação desbalanceada e com alta ingesta de sal, são alguns hábitos que podem ajudar no desenvolvimento da pressão alta.

Consumo de cocaína. Diabetes mellitus. Insuficiência renal crônica. Hipertrofia ventricular esquerda (aumento do tamanho do ventrículo esquerdo do coração, uma complicação comum em quem tem hipertensão há muito tempo).

A hipertensão, na maioria das vezes, é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.

Se você consumir café, álcool, cigarro ou energéticos e logo depois aferir sua Pressão, ela pode estar alterada. O sal e alguns alimentos também podem interferir. Estresse, ansiedade, nervosismo podem elevar sua Pressão. Até o fato de você estar com a bexiga cheia interfere na Pressão!

Estresse e medicações podem fazer a pressão subir
Outros fatores que provocam essas alterações são o uso de medicamentos, infecções e até o estresse e a ansiedade. “Ao praticar uma atividade física, por exemplo, a pressão máxima sobe discretamente e não se normaliza enquanto o paciente não encerrar o exercício.

Segundo o cardiologista, várias razões podem causar o aumento súbito da pressão e a maioria delas está relacionada com hábitos de vida: “A pressão pode se elevar, inclusive sem sintomas, por falta de exercício físico regular, tabagismo, privação de sono, estresse, má alimentação, sobrepeso e obesidade”.

Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas

  1. É preciso manter o peso ideal para ter como controlar a pressão alta. ...
  2. Diminuir o consumo de sal. ...
  3. Praticar exercícios físicos. ...
  4. Evitar o estresse. ...
  5. Manter uma alimentação saudável. ...
  6. Moderar o consumo de bebidas alcóolicas. ...
  7. Não fumar. ...
  8. Ter um acompanhamento médico.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

Os melhores exercícios para o equilíbrio da pressão são os aeróbicos, como caminhadas, corridas, ciclismo, natação e dança, entre outros. Cada um escolhe o que for mais simples e que tenha mais afinidade.

Identificar se a pressão alta é emocional ou fruto de outros fatores requer atenção. Segundo Lincoln, os sintomas da pressão alta incluem dores de cabeça, tonturas, visão embaçada e palpitações no coração. Já a ansiedade pode apresentar agitação, sudorese, tremores, irritabilidade e dificuldade em dormir.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.

E isso pode ser realmente muito perigoso, pois essa pressão alta descontrolada, a longo prazo, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto, o AVC, de problemas renais, de visão e até o risco de demência.