Quais nervos a herpes zoster ataca?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

(herpes geniculado; síndrome de Ramsay Hunt; neuronite viral) Herpes zoster oticus é uma infecção por vírus do herpes zoster nos aglomerados de células nervosas (gânglios) que controlam os nervos responsáveis pela audição e equilíbrio (8.º nervo craniano) e pelo movimento facial (7.º nervo craniano).

Um dos primeiros e mais incômodos sintomas de herpes zoster é uma dor intensa e incessante conhecida como neuralgia, que afeta principalmente os nervos da região torácica, mas também da região cervical, do nervo trigêmeo (na face) e da lombar.

Esse sintoma, também conhecido como dor neuropática, geralmente surge como uma queimação, ou formigamento, e pode durar meses ou até anos. Ela acontece porque a inflamação causada pelo vírus pode gerar uma fibrose, que deixa os nervos da região acometida pelo herpes mais enrijecidos, levando ao incômodo.

Existem casos em que a Herpes Zoster é curada, no entanto, há outros em que a dor persiste e é bastante incômoda. Por isso, o principal tratamento é para controle da dor, assim, é possível que o profissional prescreve tratamentos como: Medicamentosos: analgésicos, antidepressivos, anticonvulsivantes e neurolépticos.

O herpes zoster pode causar complicações em diferentes órgãos. A sequela mais comum da doença é a neuralgia pós-herpética (NPH). É uma dor que resiste ao tratamento e persiste por mais de três meses após o surgimento das vesículas na pele.

Qualquer pessoa que teve catapora pode desenvolver Herpes Zóster em algum momento da vida. Isso porque o vírus fica alojado em gânglios e permanece latente por anos. Eventualmente, ele pode ser reativado e “viajar” ao longo das vias nervosas até a pele – produzindo as erupções.

Os sintomas mais comuns de herpes zóster são:

  1. Lesões cutâneas, normalmente localizadas e restritas a um lado do corpo;
  2. Ardor e coceira local;
  3. Febre;
  4. Dor de cabeça;
  5. Mal-estar;
  6. Dor intensa no local em que as lesões de pele se formaram;
  7. Parestesias (formigamento, agulhadas e adormecimento).

O tratamento inicial da NPH é clínico. Os medicamentos considerados de primeira linha no tratamento da NPH são os gabapentinoides, como gabapentina e pregabalina; e os antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina.

Tratamento. O herpes zoster geralmente é tratado com medicamentos anti-virais. Comprimidos de esteróides podem ser prescritos para reduzir o inchaço e coceira, mas na maioria dos casos isso não é necessário. Medicamentos anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno, também podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

Tratamentos para herpes zóster
Para o manejo da neurite aguda, pode-se usar paracetamol, dipirona ou anti-inflamatórios não-esteroides. Quando a dor é moderada ou grave, o médico pode receitar analgésicos opioides. Em casos de dores intensas, pode ser necessário o uso de morfina.

Não há cura para neuralgia pós-herpética. Na maioria das pessoas, ela desaparece espontaneamente no espaço de um a três meses.

Caso não seja adequadamente tratado com medicações antivirais, o herpes zóster pode deixar cicatrizes inestéticas, manchas e até mesmo determinar a chamada “neuralgia pós-herpética”.

A herpes zoster é uma doença que desaparece espontaneamente em alguns dias. O tratamento com antivirais, como o Aciclovir, Valaciclovir e Fanciclovir é indicado para acelerar esse processo.

O herpes zoster é causado pela reativação do vírus da catapora. Depois que uma pessoa adquire catapora, o vírus permanece no organismo por toda a vida.