O que tira a dor do herpes zoster?

Perguntado por: adias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Para o manejo da neurite aguda, pode-se usar paracetamol, dipirona ou anti-inflamatórios não-esteroides. Quando a dor é moderada ou grave, o médico pode receitar analgésicos opioides. Em casos de dores intensas, pode ser necessário o uso de morfina.

Para dor muito intensa pode ser necessário o uso de morfina. Não é recomendada a prescrição de corticoide oral, pois não há benefício no seu uso, além de aumentar o risco de infecção bacteriana secundária. Também não há evidência para o uso de antidepressivos tricíclicos para o manejo da dor aguda.

O tratamento oral é mais eficaz do que o local e deve ser orientado por um médico dermatologista. Além disso, algumas pomadas com ação analgésica podem auxiliar no controle da dor”, informa a dermatologista Karina Lopes.

Os primeiros sinais do herpes zoster podem ser a aparição de erupções cutâneas atrelada à sensação de formigamento, dor em uma área da pele, dor de cabeça ou mal-estar geral. Pode causar fisgadas e sensação de dor aguda proporcional a de um choque. Pode levar até 4 semanas para as erupções sumirem.

Esse sintoma, também conhecido como dor neuropática, geralmente surge como uma queimação, ou formigamento, e pode durar meses ou até anos. Ela acontece porque a inflamação causada pelo vírus pode gerar uma fibrose, que deixa os nervos da região acometida pelo herpes mais enrijecidos, levando ao incômodo.

Tratamento. O herpes zoster geralmente é tratado com medicamentos anti-virais. Comprimidos de esteróides podem ser prescritos para reduzir o inchaço e coceira, mas na maioria dos casos isso não é necessário. Medicamentos anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno, também podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Tomar um analgésico de venda livre, como aspirina, acetaminofeno ou ibuprofeno, pode ajudar a aliviar a dor dos sintomas do herpes. Os médicos às vezes recomendam mergulhar a área afetada em água morna. Mas a área deve ser mantida seca na maior parte do tempo.

Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação. Por isso, aplicar um cubo de gelo ao primeiro sintoma de pode fazer com que não tenha tantas dores, diz a plataforma.

Já nos casos de herpes-zóster, dura de sete a 10 dias. A pomada costuma ser menos indicada. Como as lesões herpéticas geralmente soltam secreções serosas, a ação da pomada não é tão eficaz, já que não consegue atingir a base da lesão.

Se a pessoa tiver boa saúde, em até 7 dias após o aparecimento das lesões se formarão crostas que cairão, sinalizando o fim da doença em até 4 semanas. Como o herpes zoster se situa em um nervo responsável pelas sensações da região, a inflamação pode provocar uma dor intensa (nevralgia) no local da lesão.

O herpes zoster pode causar complicações em diferentes órgãos. A sequela mais comum da doença é a neuralgia pós-herpética (NPH). É uma dor que resiste ao tratamento e persiste por mais de três meses após o surgimento das vesículas na pele.