É verdade que quem tem hepatite tem que comer doce?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Açúcar. Açúcar deve ser evitado, para que o fígado tenha um bom funcionamento. O órgão faz a conversão de carboidratos ingeridos em excesso em gordura, que se armazena no próprio órgão, podendo originar uma doença hepática gordurosa.

Talvez pessoas com hepatite A procurem alimentos com mais açúcar porque são de mais fácil digestão. Em qualquer doença, até numa gripe um pouco mais forte, ninguém tem o mesmo apetite.

"A dieta deve ser oferecida conforme aceitação do paciente portador da hepatite A. Ou seja, não há necessidade de dieta com açúcar como era orientada antigamente, nem há necessidade de repouso absoluto, podendo o paciente ter atividade normais, porém sem atividade física de esforço.

Existe um mito popular que comer muitos doces cura a hepatite C. Essa informação é falsa, pois o consumo exagerado de alimentos gordurosos pode causar desconforto no paciente. Em caso de dúvidas sobre a alimentação durante o tratamento de hepatite C, consulte um nutricionista.

Bebidas alcoólicas. – Carnes preparadas e embutidos. – Chocolate. – Leite integral e derivados.

A presença de gordura no fígado pode causar um aumento do órgão e resultar em piora da inflamação e elevações nos níveis das transaminases.

Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (hepatite A e E); Transmissão por contato com sangue, por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D).

– A maioria das pessoas descobre que tem hepatite B ou C após muitos anos de infecção silenciosa e somente quando desenvolve doença hepática grave ou câncer. – Mesmo após o diagnóstico, o nível de tratamento e cuidados para as pessoas que vivem com hepatite é surpreendentemente baixo.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

A dor da hepatite é localizada caracteristicamente no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas, exatamente no local onde o fígado se encontra.

A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal. Existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.

Hepatite C
Da mãe para o bebê a chance de contaminação pode acontecer, mas é rara, inclusive na amamentação, já que para o contágio deverá haver ferida tanto no seio quanto na boca da criança. Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída.

Na maioria dos casos que acontecem em adultos, a doença evolui de forma assintomática e o corpo elimina a infecção espontaneamente em até seis meses. Quando a infecção permanece após esse período, mantendo a presença do marcador HBsAg no sangue, ela passa a ser considerada crônica.

Pode sim ovos, tenha cuidados com alimentos com carboidratos simples, frutas com muita frutose, pois esses alimentos podem se transformar rapidamente em gordura!