O que pode causar inflamação no fígado?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

A inflamação do fígado por qualquer causa se permanecer durante um longo período de tempo causa o que é chamado cientificamente de “cicatrizes”, (cirrose). É normal um fígado cirrótico ficar endurecido e diminuído de tamanho. A cirrose avançada torna o fígado incapaz de funcionar.

A prática de atividade físicas. A prática regular de exercícios físicos é fundamental na fase de tratamento para o fígado. Afinal, ele ajuda na manutenção do peso corporal, disposição e auxilia no bem-estar físico e mental de forma geral.

A hepatite viral aguda é uma inflamação do fígado, normalmente significando uma inflamação provocada por infecção por um dos cinco vírus da hepatite. Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas.

Refrigerantes. Dentre os alimentos que prejudicam o fígado, estão também os refrigerantes, repletos de frutose ou xarope de milho e elevado teor de carboidratos elevado, fazendo com que o risco de infecções no órgão aumente.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades. "Existem remédios que vão fazer toxicidade para todo mundo, dependendo da quantidade que se toma. O paracetamol é um exemplo.

Infecções; Problemas de colesterol; Câncer; Ou exposição a substâncias tóxicas, como excesso de álcool, detergente, dentre outros produtos.

A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado. Muitas vezes, a dor abdominal pode se estender para as costas (na região abaixo das costelas) ou resultar ainda em inchaço, ardor ou até mesmo febre.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Não existe um tratamento específico para excesso de gordura no fígado. Em todos os casos, a recomendação é adequar a alimentação, fazer atividade física e não consumir bebida alcoólica. Isso é ainda mais importante quando há sobrepeso ou obesidade. “É recomendado que o paciente perca de 15% a 20% do peso.

Esse processo ocorre mesmo em pessoas mais velhas e, de acordo com os pesquisadores, independentemente da sua idade, o seu fígado se regenerar como se tivesse com pouco menos de três anos. Mas nem todas as células hepáticas permanecem tão jovens assim.